O Projeto Educando pelo Esporte participou, no final de semana (25 e 26 de agosto), da Copa São Paulo (2ª Fase) e também do Troféu São Paulo (2ª Fase), competições de Ginástica Acrobática, promovidas pela Federação Paulista de Ginástica (FPG), no Centro de Ginástica Marcel Francisco dos Santos (Arena CAIXA), em São Bernardo do Campo (SP).
A equipe mauaense, comandada pela experiente e competente técnica Claudia Garcia, esteve na competição com 30 ginastas, sendo nove para o Troféu São Paulo e mais 21 para a Copa São Paulo. “Acredito que fomos muito bem pelo tempo e materiais que temos para treinar, concorrendo com outras equipes um pouco mais estruturadas e que treinam mais vezes, com um tempo maior ao longo da semana. Temos ginastas que treinam apenas aos sábados”, explicou Garcia.
“Os nossos grupos mais experientes superaram as notas de outros campeonatos, enquanto os grupos que nunca tinham competido conseguiram alguma classificação, por isso, estou muito feliz com os resultados”, complementou Claudia, que trabalha com a modalidade há 22 anos.
O Projeto Educando pelo Esporte conseguiu estas classificações: Dupla Mista Infantil (terceiro lugar), Dupla Feminina Pré-infantil (quarto e sexto lugares), Trio Feminino Pré-infantil (sexto lugar), Trio Feminino Infantil (quarto e quinto lugares). A Assedec ficou com o terceiro lugar por equipe.
Ao todo foram seis entidades paulistas na disputa, com cerca de 130 ginastas competindo.
O Projeto Educando pelo Esporte, que é administrado pela Associação Educacional Esportiva e Cultural (Assedec), está em ação desde fevereiro de 2016, no bairro Sonia Maria, em Mauá (SP), contando atualmente com 40 alunos, divididos em iniciantes e intermediários – alguns praticam a modalidade desde o início e outros foram se juntando.