Neste sábado (1º/09), uma nova turma se integra ao Programa Agente Cidadão Sênior, da Prefeitura de São Caetano. O prefeito José Auricchio Júnior retomou este projeto no ano passado e, agora, promove sua ampliação ao chamar mais 200 participantes.
Os novos integrantes iniciam as atividades com uma reunião inaugural, neste sábado, às 11h, no Cise João Nicolau Braido, no Bairro São José. Para o prefeito, tanto a cidade quanto o público da terceira idade ganham com o Agente Cidadão Sênior. “Nós reconhecemos a experiência da pessoa idosa e a colocamos integrada à comunidade, trabalhando e sendo útil para a sociedade. Além disso, o município é beneficiado com um atendimento mais acolhedor e humanizado”, diz Auricchio.
Os 200 novos agentes so-mam-se aos 200 que já estão atuando desde fevereiro deste ano e que tiveram seu contrato renovado em agosto. Eles trabalham no atendimento ao público em unidades de saúde e escolares de São Caetano.
O Agente Cidadão Sênior foi criado por Auricchio em 2007, em sua primeira gestão como prefeito. Até hoje, cerca de 3.000 pessoas já foram beneficiadas. “Nossa inspiração vem de experiências norte-americanas, em que as pessoas da terceira idade recepcionam e orientam o público, de forma cordial e atenciosa, em vários locais públicos e privados. Nossa intenção é elevar a qualidade de vida do idoso, com um envelhecimento ativo e saudável”, explica Auricchio.
Programa resgatado
O formato original, criado em 2007, foi interrompido e distorcido na gestão passada, entre 2013 e 2016. Mas já em 2017, a Prefeitura resgatou o conceito anterior e teve início o novo processo de seleção.
Podem participar munícipes com mais de 65 anos de idade, residentes no município há três anos, no mínimo; quem não é aposentado por invalidez ou quem não está afastado do trabalho por motivo de doença; aqueles que não exercem outra atividade remunerada e que não recebam rendimentos men-sais superiores a dois salários mínimos.
É concedida ajuda de custa no valor de um salário mínimo mais uma cesta básica (exceto àqueles já atendidos pelos programas sociais da Prefeitura). A duração do programa é de seis meses, podendo ser prorrogável por mais seis meses. Os escolhidos devem cumprir a carga horária de 20 horas semanais.