Ação representa iniciativa pioneira no País de reforço na Segurança Pública, por meio de operação aérea, integrando cidades por GCMs
Com a finalização do termo de referência para o plano de patrulhamento aéreo regional, que deve trazer mais segurança para o morador da região, com sobrevoos e comunicação mais ágil com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, a iniciativa avançou para a fase de licitação. O andamento do projeto, ação inédita em nível nacional, integrou a última pauta da assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal.
O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública, Carlos Alberto dos Santos, informou os prefeitos sobre os últimos apontamentos e contribuições realizados por gestores e técnicos dos munícipios. O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, afirmou que o objetivo é concluir este processo até o fim do ano. O termo de referência está pronto, o que possibilita a abertura do processo de licitação. Visando melhorar a segurança do ABC, a nossa meta é terminar a atual gestão com isso contratado.
O plano de patrulhamento aéreo regional será realizado pelas Guardas Civis Municipais (GCMs). Conforme a análise realizada pelo GT Segurança Pública, que contou com apoio da equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, a implementação do patrulhamento aéreo é necessária para região.
Turismo
A reunião também contou com uma apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico, desenvolvido pelo Consórcio. A iniciativa complementa os Planos Municipais de Turismo contratados pela entidade regional e entregues neste ano a Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e Rio Grande da Serra, cidades que ainda não contavam com o instrumento.
Ainda nesta temática, o secretário de Obras de Ribeirão Pires, Taka Yamauchi, apresentou aos prefeitos o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Ministério do Turismo. A iniciativa é desenvolvida com o planejamento das áreas turísticas prioritárias, seguido da proposição de intervenções públicas para que o turismo venha a constituir uma alternativa econômica geradora de emprego e renda.