Integrantes do Programa Agente Jovem começam a atuar em SCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul deu as boas-vindas aos 150 participantes do Programa Agente Jovem, gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais), nessa quarta-feira (19/09), no Teatro Santos Dumont. Os novos colaboradores receberam as primeiras orientações a respeito das funções que começam a desempenhar nos órgãos públicos da cidade a partir desta quinta-feira (20/09).

“Esse programa tem significado especial porque vai além da questão da renda”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. “Essa é uma oportunidade para aprender ainda mais sobre cidadania, respeito e ensinamentos que o jovem leva pela vida toda. Cada um desses novos colegas de trabalho sairá maior do que entrou”, resumiu.

De acordo com a secretária da Seais, Magali Rosolem, mais de 1.000 inscrições foram recebidas e, como novidade, houve a destinação de 5% das vagas para jovens com deficiência. “Todos têm suas capacidades e habilidades para oferecer. São Caetano mostra que preza pela inclusão e respeita as diferenças”, disse. “Para muitos, esse será o primeiro emprego. Então, não tenham medo de errar, sejam responsáveis e solidários”, orientou Magali ao lembrar que o modelo do programa é único na região.

Shirlei Santos, 19 anos, moradora do Bairro Santa Paula, revelou que o ingresso no Agente Jovem é a realização de um sonho. “Estou muito feliz pela chance de trabalhar na Prefeitura. Terei a oportunidade de conhecer novas pessoas, aprender tarefas e ser útil para a cidade”, contou. “Vou trabalhar no Fundo Social de Solidariedade e estou ansiosa para poder ajudar a quem precisa”, revelou a estudante de Educação Física.

O PROGRAMA

O Programa Agente Jovem é destinado a munícipes com idade entre 16 e 21 anos. Os participantes prestarão serviço em órgãos públicos por quatro horas diárias, durante seis meses, podendo ter o contrato prorrogado por mais seis meses.