Colsan precisa de doações de sangue urgente

Estoques dos tipos O e A negativos estão baixos em todos os postos de coleta da rede

A rede Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) está com os estoques de sangue dos tipos O e A negativos baixos e precisa de doações para manter o atendimento aos pacientes da rede de saúde abastecida pela instituição. Devido ao tempo frio e seco, as doações tiveram uma redução nos últimos meses.

O aplicativo Time do Sangue, que agiliza o processo de doação, tem convocado os doadores cadastrados para realizar a doação, mas é preciso que novos voluntários doem. “Com o tempo frio e seco, é comum que as doações diminuam, mas a Colsan não pode deixar de atender as urgências e emergências. Por isso, estamos pedindo à população que colabore”, afirma Juliana Aguiar, diretora do app.

Uma doação pode salvar até quatro vidas. Segundo o Ministério da Saúde, para fazer a doação de sangue é preciso que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e pesando, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, a doação deve ser feita na presença de um responsável legal e mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

Além disso, o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite. Dentro do período de um ano, homens podem doar quatro vezes e mulheres três. Gestantes e lactantes, além de pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela há menos de 30 dias, não podem doar.

O app Time do Sangue está disponível gratuitamente para Android e IOS. Por meio da ferramenta, o doador pode realizar o agendamento de acordo com sua disponibilidade. O Time do Sangue ainda notifica quando há campanhas de doação ou quando o voluntário já puder doar novamente.