Centro de Empreendedorismo inicia inscrições para projetos tecnológicos

Prazo para submissão de ideias inovadoras que poderão ser incubadas no Ceitec vai até o dia 31 de outubro

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, iniciou na última semana às inscrições da segunda chamada pública para captação de projetos e ideias de inovação tecnológica, que poderão ser incubados no Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Ceitec) – Av. Getúlio Vargas, 1457, Baeta Neves. O objetivo é contribuir para propagação do empreendedorismo e a estruturação de negócios inovadores no município.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site: www.saobernardo.sp.gov.br/ceitec, até o dia de 31 de outubro. A divulgação dos projetos selecionados acontecerá no dia 30 de novembro. O edital, assim como cronograma do concurso, pode ser conferido na íntegra na página do projeto. Na primeira fase, serão selecionadas 40 ideias, que passarão para a segunda etapa de seleção, na qual terão que submeter suas propostas a um grupo técnico de jurados, formado por professores universitários e empresários.

Ao todo, o edital irá selecionar 20 projetos de cunho inovador, levando em consideração a viabilidade mercadológica, grau de inovação, demanda, entre outros conceitos. “O fomento ao empreendedorismo e de novos negócios de cunho tecnológico é o passo inicial para consolidação de um parque tecnológico em São Bernardo. Com esta ação, estamos estimulando o contato direto entre empresas, instituições de pesquisa e mercado, incentivando a geração de oportunidades”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Projetos pré-incubados – Atualmente, o Centro de Empreendedorismo conta com 18 projetos pré-incubados, na fase denominada Synergia. Entre as ideias estão os aplicativos para celular Meu remédio, Znap Travel e Amor em leite, sendo este último desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por alunas do ensino técnico da ETE Jorge Street, de São Caetano. O projeto propõe a criação de um aplicativo para intermediar a doação de mães lactantes aos bancos de leite.

Outra ideia de inovação é a I9 Coleta, que propõe soluções para o descarte correto de materiais recicláveis. Os desenvolvedores propõem uma metodologia no qual o usuário residencial que utiliza materiais recicláveis, como Tetra Pak, garrafas Pet e outros, possa acionar um aplicativo para coleta do material em troca de pontos, que podem ser render produtos em uma rede de parceiros.