Dr. Aulegria promove interação entre cães e idosos

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta terça-feira (2) o projeto Dr. Aulegria, que levará, a cada 15 dias, cachorros que estão disponíveis para adoção na Gerência de Controle de Zoonoses para interagir com os idosos que frequentam o Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André). A ação de cinoterapia (cãoterapia) realizada pelas Secretarias de Cidadania e Assistência Social, Saúde e o Núcleo de Inovação Social, tem como objetivo a integração e socialização dos idosos com os animais, além de incentivar a adoção dos cães e gatos do Canil Municipal.

“Esse projeto possui benefícios em todos os sentidos. Em uma mão ele promove benefícios psicológicos e sociais para a terceira idade do nosso município, que merece toda a atenção e estímulo. Por outro lado, também estimula a socialização dos animais que passam o dia no canil e facilita o processo de adoção e a criação de vínculo com os cachorros”, afirmou o prefeito Paulo Serra. O Dr. Aulegria deve ser ampliado ainda este ano para outros equipamentos da cidade, além do Crisa.

Durante a cãoterapia, os cachorros utilizam roupas confeccionadas pelas alunas do curso de costura no Fundo Social de Solidariedade, e conforme forem adotados, serão substituídos por outros animais da Gerência de Controle de Zoonoses. “É uma oportunidade de o animal passear, socializar, dar e receber carinho”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Dra. Ana Lucia Meira.

“Essa ação é fruto de uma reunião onde as ideias foram surgindo e os esforços foram somados. É uma alegria ver esses cachorros compartilhando carinho e atenção. O nosso Fundo Social não podia ficar de lado e em tempo recorde fizemos as roupinhas e os bordados. A partir de hoje essa sementinha está sendo plantada e tenho certeza que vai crescer cada vez mais em nosso município”, afirmou a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra.