Alunos da EJA fazem documentário sobre a história de São Caetano

Um grupo de estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de São Caetano do Sul viveu uma experiência inédita: realizar um documentário sobre a cidade, da etapa de pesquisa até a filmagem. O resultado é o filme “Aquém da Fundação: outras matizes em São Caetano”, que aborda a história da cidade antes da chegada dos imigrantes italianos, em 28 de julho de 1877, destacando a contribuição negra e indígena para sua formação.

O projeto tem apoio da Prefeitura, por meio da da Secretaria Municipal de Educação (Cecape – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Zilda Arns), Fundação Pró-Memória, Sesc São Caetano e Coletivo Mapa Xilográfico. Os participantes são alunos da Escola Municipal de Ensino (EME) Professor Vicente Bastos.

Os próprios estudantes realizaram as pesquisas e operaram microfone e câmeras. “Conseguimos inverter a lógica, superficial, de que a escola é um lugar onde o aluno vai buscar informação; ele também produz conhecimento”, diz a professora Milene Valentir Ugliara.

Ela conta que a ideia do filme começou a ser gestada há quatro anos, quando foi criado o Grupo de Estudos de Cultura Afro-Indígena na Escola Vicente Bastos, que promove atividades e passeios culturais, como visitas a aldeias indígenas da região.

Para a realização do documentário “Aquém da Fundação”, a professora também contou com a participação do Coletivo Mapa Xilográfico, grupo de artistas e educadores formado no ano de 2006 com o propósito de promover ações de reflexão acerca do espaço urbano.

O documentário na tela

O documentário “Aquém da Fundação” pode ser visto no Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=B5HvkMeQALM

O projeto também resultou no web-documentário “Tem em São Caetano” (http://tememsaocaetano.com.br/) onde podem ser encontrados outros trechos de entrevistas extras ao documentário.