Em assembleia mensal, prefeitos solicitam que cada candidato se comprometa,
se eleito, a iniciar obras do monotrilho em até 12 meses após tomar posse
Os prefeitos da região aprovaram durante assembleia no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, um termo de compromisso que será entregue aos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições para o Governo de São Paulo. O documento solicita que cada candidato se comprometa, se eleito, a iniciar as obras da Linha 18 – Bronze do Metrô em um prazo de 12 meses após tomar posse.
O presidente do Consórcio, Orlando Morando, ressaltou que, ao condicionar o prazo para o início da obra, os chefes dos Executivos municipais da região cobram uma satisfação à sociedade sobre a implementação do monotrilho.
“Como não existe mais nenhum empecilho, pois o contrato está assinado, o início das obras depende de apenas de aporte financeiro que tem de ser direcionado por uma vontade política. Indiscutivelmente, este é o assunto pela população do Grande ABC e depende quase que exclusivamente do Governo do Estado”, afirmou o presidente da entidade.
A parceria público-privada (PPP) para construção e operação da linha foi assinada em agosto de 2014, mas a iniciativa ainda não avançou devido a questões para liberar o financiamento das desapropriações ao longo do trecho, que cabem ao Governo do Estado. O monotrilho deveria ser entregue neste ano, mas devido à crise financeira não recebeu os recursos federais prometidos pela então presidente Dilma Rousseff.
A direção do Consórcio ressaltou ainda que o Estado tem orçamento para as desapropriações, mas a decisão depende de que foco terá o governador eleito. Além disso, o Palácio dos Bandeirantes também poderá interceder junto ao novo presidente. “O governador eleito deverá ter grande força sobre o próximo presidente da República, principalmente em uma questão prioritária para o ABC como uma nova linha de metrô que vai atender a uma população de mais de 2 milhões de habitantes”, defendeu.
“Independentemente de quem seja o vitorioso na eleição, o Grande ABC não pode mais deixar que este importante projeto fique travado. O monotrilho será fundamental para a mobilidade urbana, uma vez que passará por três municípios da nossa região e chegará à capital”, concluiu Morando.