A Fundação Pró-Memória de São Caetano por meio do Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico – apresenta desde o último dia 19 sua mais nova exposição.
Metallum aqua vitae consiste em 45 obras da artista Francisca do Val. Bióloga, Bióloga, ela nos convida a adentrar em um mundo alquímico, criado a partir do metal, da água e dos corantes, pigmentos e vernizes, e, principalmente, da emoção, como catalisadores de uma receita gráfica, uma soma com mais de 2.500 anos que, gravada em papel, dispensa o uso do microscópio.
Influenciada por seu pai e outros mentores Francisca, por meio da calcogravura (gravura em metal) transfere para o cobre suas percepções estéticas, utilizando a ponta seca, o buril, o ácido e fragmentos de histórias, vividas ao longo da carreira e em família, impregnadas da busca humana pelo belo. Tendo como fio condutor a fauna e a flora, em contraste com o desatino do viver na paisagem urbana. Seria a planta dentro de um vaso na janela um ato de resistência?
A mostra tem visitação livre e gratuita e vai até 11 de janeiro de 2019. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 16h. O Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico – está localizado na Praça do Professor (Av. Goiás, altura do número 1.111). Informações: 4223 4780.