Parceria da Prefeitura com o Rotary, programa Educando com Visão beneficiou estudantes com entrega de lentes corretivas e encaminhamento para tratamento
A vida ganhou novos contrastes para 266 alunos da rede municipal de ensino de Santo André, que estão matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, após eles compareceram ao Camp Piero Pollone, no Jardim Ana Maria, para retirar os óculos gratuitos fornecidos pelo Programa Educando com Visão, uma iniciativa da parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Rotary Club Santo André Norte.
O programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos alunos, por meio da resolução dos problemas oftalmológicos que, inclusive, podem impactar no desenvolvimento do estudante na escola. “A grande maioria das crianças aqui nem sabia que tinha problema de visão. Às vezes o aluno vai mal na escola não porque não tem capacidade de aprendizado, mas sim porque não está enxergando direito”, afirma o presidente do Rotary Club Santo André Norte, Luiz Antonio Pirola.
O programa começa nas escolas, com atenção redobrada dos professores em sala de aula e realização do teste de Snellen (identificação de letras a distância) na própria unidade. Em casos de suspeita de algum problema visual, os alunos são encaminhados para o mutirão. A Prefeitura fornece transporte para a criança e o acompanhante.