José sentia que sempre que se aproximavam as festas de final de ano seu humor começava a mudar e era tomado por uma tristeza que não sabia explicar. Dizia-se deprimido e começava a pensar em uma maneira de fugir dos compromissos de Natal e final de ano. Tinha consciência de sua infância sofrida e lembrava-se de muitas cenas que marcaram sua infância na época de Natal. Não queria mais sofrer com isso e gostaria de aproveitar mais estes momentos de festa e viver o verdadeiro Espírito de Natal. Um dia em conversa com um amigo foi informado que depois de uma sessão terapêutica de regressão, esse amigo havia superado um trauma que há muito tempo vinha lhe trazendo conflitos pessoais, familiares e sociais.
José saiu em busca de solução…
Este pequeno relato retrata a história de muitas pessoas que sofrem deste transtorno, pessoas que tiveram suas festas de Natal e passagem de ano marcada pelo alcoolismo, brigas familiares, perdas e separações. Este problema é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas entram em depressão quando se aproximam as festas de final de ano.
A regressão como técnica terapêutica tem dado oportunidade a muitas pessoas a passarem sua história de vida individual a limpo. Libertar emoções que ficaram reprimidas e associadas a situações ou datas. Tornar possível uma melhor relação com seu momento presente e curtir cada situação de forma especial.
Muitas pessoas questionam se a Regressão pode ajudar a superar traumas quando as lembranças são conscientes (o paciente lembra o que aconteceu) ou se a técnica contribui apenas quando o paciente não sabe a causa do transtorno. (memórias inconscientes, “que a pessoa não lembra, mas que reflete na vida presente”).
Nos dois casos (lembranças conscientes e inconscientes) a Regressão contribui como técnica auxiliar na superação de traumas. Na prática sabe-se que quando um individuo está sob o transe (estado modificado de consciência), proporcionado pela técnica da Regressão, a capacidade de reviver o momento traumático é potencializada e refinada, possibilitando liberar afetos que ficaram reprimidos no passado.
Outra dúvida das pessoas é sobre o perigo de perder a consciência ou ficar preso no passado. Durante uma sessão de regressão o paciente sabe o que esta acontecendo e não perde a consciência apesar da capacidade de recordar fatos guardados na memória estar potencializada. Não há possibilidade de ficar preso a um passado. Esses medos foram criados por propagandas sensacionalistas e pessoas mal intencionadas.
A regressão é considerada uma técnica coadjuvante com cuidados Psicológicos e Psicanalíticos e tem seu reforço incomparável na possibilidade oferecida pelo transe hipnótico. Entre seus maiores benefícios encontramos na regressão o poder de ressignificação de lembranças e acontecimentos negativo do passado, libertar-se de crenças limitantes, restabelecer o equilíbrio da tensão emocional e lidar com emoções e situações presentes.
Aproveite esta última semana que antecede o Natal e agende ou presenteie um amigo para viver esta experiência da Regressão.
Vagner Melo (Psicólogo/Psicanalista/hipnoterapeuta)
Agende: (11) 98332-7919 e (11) 97215-0601 e 4238-8619
Realização : Luz interior – Terapias Complementares
Rua Manoel Augusto Ferreirinha 496- V.Gerti – SCS