São Bernardo recepciona novos secretários de saúde da região metropolitana

Na assembleia, foram tratados temas como a agenda do Sistema Único de Saúde (SUS) para 2013, principais desafios e a apresentação da entidade

São Bernardo do Campo sediou nesta última terça-feira (22), no Paço Municipal, o primeiro encontro para recepcionar os novos secretários de Saúde dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana, empossados no início deste ano, após o pleito eleitoral.
A reunião foi comandada pelo secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, que também preside o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). Ao todo, serão promovidos nove encontros em diferentes regiões do Estado até o dia 7 de fevereiro. Nestas assembleias, estão sendo tratados temas como a agenda do Sistema Único de Saúde (SUS) para 2013, os principais desafios e a apresentação da entidade, bem como suas atribuições, objetivos e funcionamento.
“A finalidade desses encontros é fazer a integração e o acolhimento dos novos gestores de saúde, além de iniciar a construção de uma agenda de trabalho integrada, já que nossos problemas e a busca de soluções só podem funcionar se tivermos capacidade de atuar conjuntamente”, explica Chioro.
O Cosems é a instituição que representa os interesses referentes à política de saúde dos 645 municípios paulistas e defende os interesses das cidades nas pactuações interfederativas do SUS. O órgão se tornou um importante ator onde ocorrem disputas de projetos no processo de construção do SUS no Estado de São Paulo e também no Brasil.
De acordo com o secretário de Saúde de São Bernardo, alguns dos principais enfrentamentos que os secretários municipais terão de enfrentar são a luta por mais recursos financeiros do Estado e do Governo Federal para o custeio das políticas públicas de saúde, e a implantação das Redes de Atenção à Saúde definidas como prioridade (Cegonha, de atenção à saúde da gestante e do bebê, Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial e Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência), entre outros.
Para o secretário municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, José de Filippi Junior, é fundamental a participação efetiva da cidade de São Paulo nas discussões da entidade. “Temos de levar em conta a inserção metropolitana e a melhoria dos fluxos de atendimento aos usuários da rede de saúde. A cidade de São Paulo é importante do ponto de vista de serviços ofertados”, citou.
Em março, São Bernardo também sediará o 27º Congresso do Cosems/SP, com o tema Desafios da gestão municipal do SUS na articulação com Estado e União. O encontro será realizado de 5 a 8 de março no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Informações e inscrições estão disponíveis no site da entidade: www.cosemssp.org.br.