Os 200 participantes do Programa Agente Cidadão Sênior receberam uma importante notícia na última quarta-feira (20), no Centro Integrado de Saúde e Educação (Cise) Dr Moacyr Rodrigues. A Prefeitura de São Caetano, por meio das secretarias de Assistência e Inclusão Social (Seais) e Saúde, renovou o contrato de trabalho dos colaboradores por mais seis meses.
“Para nós, é gratificante ver como se dedicam e como defendem a cidade. Vocês enchem São Caetano de orgulho”, se pronunciou o prefeito José Auricchio.
O titular da Seais, Daniel Córdoba, reiterou que o programa humaniza o relacionamento com a população. “O munícipe é acolhido nos mais diversos setores da Prefeitura, e tratado com mais carinho pelos integrantes do Agente Cidadão Sênior. Sem dúvidas, é um projeto realizado de forma brilhante e que transmite alegria para a cidade”, completou.
A assessora especial da Coordenação de Ação Social, Marisa Catalão, lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolve um programa de envelhecimento ativo e saudável e “em 2007, São Caetano foi vanguarda ao lançar o programa destinado ao público da Terceira Idade. Até hoje, é referência em políticas destinadas a essa fatia da população”.
Edna Sanches, de 70 anos, moradora do Bairro Santa Maria, comemorou a novidade. “Trabalho no Parque Santa Maria e só posso agradecer pela oportunidade”, vibrou. “Graças ao Agente Sênior, tenho mais saúde e disposição. Minha mente está ocupada e me sinto ativa. É maravilhoso poder fazer parte dessa iniciativa”, encerrou.
AGENTE CIDADÃO SÊNIOR
Lançado em 2007, o Programa Agente Cidadão Sênior é destinado a moradores de São Caetano do Sul, com idade igual ou superior a 65 anos. Os selecionados atuam na recepção e orientação dos munícipes, em diversos setores da Administração Municipal.
Além da geração de renda, com o auxílio pecuniário de um salário mínimo nacional vigente mais uma cesta básica, o projeto tem por finalidade a inclusão social e a promoção de qualidade de vida aos participantes.