Zanetti lidera seleção em torneio por equipes

O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico, mundial e pan-americano nas argolas, disputa a EnBW DTB-Pokal Team Challenge 2019, primeira competição por equipe do ano pré-olímpico, até domingo (17), em Stuttgart, na Alemanha. O objetivo do Brasil é conseguir vaga olímpica no Mundial, que também será na cidade alemã de Stuttgart, de 4 a 13 de outubro. Serão nove os lugares por países em disputa para os Jogos de Tóquio/2020 e a seleção brasileira masculina quer um deles, segundo Zanetti, para repetir a Olimpíada do Rio/2016 quando o país classificou uma equipe completa pela primeira vez.

“Para a seleção será muito bom começarmos por esta competição, pelo fato de ser parecida com o Mundial. Tem a final por equipes com dois atletas, duas notas. Além de ter várias equipes muito fortes – as primeiras do Mundial sempre estão na disputa. Para nós é muito bom participar da DTB para testar as séries de cada um e alinhar a equipe também”, afirmou Zanetti.

Compõem a seleção na Alemanha com Arthur Zanetti (Serc/Santa Maria), os ginastas Bernardo Actos Miranda, Caio Souza, Francisco Barreto Junior e Tomas Rodrigues Florencio. Os técnicos que seguiram com o grupo são Marcos Goto, Francisco Albino e Robson Caballero.

O técnico Marcos Goto lembrou que nesta primeira competição por equipe da temporada o objetivo é preparar o grupo para o Mundial. “Estamos levando três atletas mais velhos e dois mais novos, com o intuito de preparar os ginastas mais novos até a Olimpíada.” Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, serão a segunda competição por equipes do ano. “O objetivo é termos a melhor equipe.

China, Japão e Rússia já estão classificados e sobram nove vagas olímpicas para serem definidas no Mundial”, disse Marcos. “Para o Arthur, a meta é fazer a melhor performance individual possível para ajudar a equipe. A prioridade do ano é a equipe, classificar a equipe para a Olimpíada”, acrescentou.

Na DTB Cup o Brasil está na Subdivisão II, com Alemanha I, Japão, Rússia, Suíça e Ucrânia. Na Subdivisão I estão Bélgica, Alemanha II, França, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Espanha e Turquia.