Equipes do Samu recebem treinamento de atendimento pré-hospitalar em Sto. André

Formação inclui utilização de rapel para salvar vítimas, atuação em locais confinados e resgate em veículos; 105 profissionais já foram capacitados

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santo André (SAMU), participaram de treinamento de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de aprimorar o atendimento prestado à população. A formação beneficiou 35 profissionais da equipe multidisciplinar, que participaram da iniciativa no dia de folga. Também participaram cinco profissionais do Samu de Mauá e 10 médicos residentes de pediatria da Faculdade de Medicina do ABC.

O treinamento feito em parceria com o grupo Stilo, foi dividido em um circuito com seis bases, sendo elas de avaliação primária (em que é verificada a gravidade do paciente), avaliação secundária (em que são avaliados os sinais vitais e histórico do paciente), salvamento veicular, salvamento em local de difícil acesso com rapel, retirada em locais confinados e imobilização. Os profissionais, que eram divididos em grupos, após cumprir o treinamento da base em que estavam, migravam para a próxima base em sentido anti-horário. Este processo foi realizado até que todos os grupos passassem por todas as bases.

Ao todo, 105 profissionais já foram capacitados neste ano. Esta é a segunda iniciativa do tipo realizada em 2019 e novos treinamentos serão realizados no mês de abril. “Para nós que trabalhamos na rua é muito bom essa educação continuada. É bom tanto para o profissional que está atendendo quanto para quem está na rua precisando da gente. Precisamos sempre estar se atualizando“, afirmou Marcelo Algusto Gaschi, de 39 anos, que atua há 13 anos como condutor de ambulância no Samu de Santo André.