Daniel Vaz acredita que o encontro posiciona São Caetano como protagonista no cenário internacional (Foto: Junior Camargo / PMSCS)

SCS é escolhida para realizar o V Encontro Ibero-Americano de Mobilidade Urbana Sustentável

A Prefeitura de São Caetano do Sul traz, pela primeira vez ao Brasil, o V EIMUS (Encontro Ibero-Americano de Mobilidade Urbana Sustentável), que acontecerá no Campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), entre os dias 7 e 9 de maio.

O encontro é uma iniciativa da Asimus (Associação Ibero-Americana para a Mobilidade Urbana Sustentável), organização do Creces (Centro Regional para Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe) e conta com o apoio, entre outras instituições, da FIU (Federação Ibero-Americana de Urbanistas), TMB (Transportes Metropolitanos de Barcelona), Associação Espanhola de Car-Sharing, Rede Nossa São Paulo e UNESCO-IESALC (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe), além da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que tem o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, como vice-presidente executivo.

Assim como o Cidade 4.0 – Experiências inovadoras para a cidade do amanhã, realizado em março de 2017, também na USCS, o objetivo do EIMUS é promover debate sobre aspectos importantes para as cidades. Para Auricchio, um encontro desta magnitude é de extrema importância para a cidade e todo o ABC. “Todos sabemos que a Mobilidade Urbana é, ao lado da Saúde e da Educação, um dos pilares mais importantes da Administração Pública. Além disso, este encontro tem como objetivo uma diferenciada visão para a atualidade, como transporte sustentável e inclusivo, uso de combustíveis renováveis e implementação de políticas públicas que busquem equidade, sustentabilidade, bem comum e participação social”, definiu.

O presidente da Asimus, o espanhol Pau Noy (que também participará do encontro), acredita que a realização do evento em São Caetano é estrategicamente importante pelo fato de a cidade se localizar numa região onde se concentra o principal parque industrial automotivo brasileiro, um dos maiores da Ibero-América: o ABC.

“Estamos muito animados por termos a possibilidade de realizar esse intercâmbio de conhecimento entre Europa e América Latina dentro desse ambiente da indústria de veículos, que vem passando por mudanças profundas, devendo se adaptar a uma nova realidade, oferecendo produtos ambientalmente sustentáveis e utilizando novas matrizes energéticas diferentes do petróleo”, ressaltou Noy.

Coordenador do Núcleo Brasil do Creces, Daniel Vaz, acredita que o encontro posiciona São Caetano e o ABC como protagonistas no cenário internacional, por reunir tantos países e instituições ao redor das questões relacionadas com a mobilidade urbana e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

“Realizaremos debates e reflexões de alto nível, que podem ajudar São Caetano, o ABC e outras partes do Brasil e da América Latina, em especial, possam encontrar alternativas para o seu desenvolvimento social e econômico, a partir de energias limpas e de fontes renováveis, utilizando a tecnologia como diferencial importante rumo ao futuro ”, concluiu Vaz.

ENCONTRO

A primeira edição do EIMUS foi realizada em 2008, em Barcelona. Posteriormente, o evento passou por Bogotá (Colômbia), em 2011, Lima (Peru) em 2013, e Quito (Equador) em 2016. O evento deverá contar com a presença de conferencistas e participantes vindos de mais de dez países, que se reunirão em conferências, apresentações de casos de sucesso, workshops e um Fórum Acadêmico realizado em parceria com o Observatório Latino-Americano sobre Responsabilidade Social, órgão vinculado ao sistema das Nações Unidas.