Visando a universalização do acesso à cultura e à história, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal realizou no último dia 23/4 ação pioneira e inovadora levando arte e recreação aos idosos residentes no Abrigo Irmã Tereza, no Bairro Nova Gerty.
A atividade faz parte do programa Arte como Apoio Terapêutico realizado desde 2014 em parceria com os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD e Geral e a USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), unidades municipais de saúde.
“O idoso continua com vontade e capacidade de aprender e a mudança de convívio social pode trazer problemas de saúde e estresses emocionais ocasionados pela inércia, por isso, a importância de trabalhos como este, uma vez que eles não têm condições de ir visitar a Pinacoteca, nós vamos até esse público então”, explicou a arte-educadora Nair Duarte.
Entre os objetivos da ação estão: exercício da capacidade de concentração e memória, observação do processo da produção artística, despertar e desenvolver as potencialidades dos idosos para aspectos criativos e sociais evidenciando que as atividades estimulam a comunicação, autonomia e sensibilidade, além de promover o fortalecimento de vínculos consigo e com o outro e domínio da ansiedade.
Durante a atividade, que contou com a participação das arte-educadoras e coordenadoras da Pinacoteca Nair Duarte e Fabiana Cavalcante e a arte-educadora e cantora Monica Pinheiro foram apresentadas imagens do espaço expositivo e obras da artista Gladys Maldaun que integram a mostra Registros em cartaz no local e foi cantado um repertório com músicas folclóricas que faziam referencias as obras apresentadas.
As casas de repouso de São Caetano interessadas em levar o programa e/ou conhecer mais detalhes podem entrar em contato por meio do telefone 4223 4780 em horário comercial e também pelo e-mail: acaoeducativa@fpm.org.br