Secretaria de Desenvolvimento Econômico sancaetanense planeja ações a curto, médio e longo prazo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico sancaetanense planeja ações a curto, médio e longo prazo

Francisco Antonio Soeltl projeta muitas ações à cidade. (Foto: Eric Romero/PMSCS)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho da Prefeitura de São Caetano do Sul, agora sob o comando de Francisco Antonio Soeltl, já atua firme e com seriedade em 2013 para planejar ações a curto, médio e longo prazo, a fim de definir novas estratégias que sejam úteis para o crescimento econômico da cidade. Na semana passada, por exemplo, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, esteve na Prefeitura de São Caetano e convidou o município para ser uma das cidades-piloto na implantação, em São Paulo, da Rede para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim Paulista).
Esse sistema irá estabelecer diretrizes e procedimentos para a simplificação, desburocratização e integração do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas nos âmbitos da União, estados, Distrito Federal e municípios; e fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via Internet. “Já temos a aprovação do prefeito Paulo Pinheiro e estamos trabalhando para executar a Redesim em São Caetano, que, quando concretizada, terá posto no Atende Fácil”, explica Francisco Antonio Soeltl.
Sebrae – Com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho ampliará a parceria, com vistas a fornecer mais subsídios para os empreendedores ampliarem o raio de ação. Uma das iniciativas será incentivar empresários sancaetanenses a se inscrever no MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas –, que reconhece iniciativas, ações e atividades das micro e pequenas empresas, quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão que tenham resultados em ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade.
“A empresa se inscreve e, ao responder o questionário, faz uma autoavaliação. A partir daí, se o micro ou pequeno empresário nota que seu empreendimento está com problemas, nós fornecemos o suporte para que ele se aprimore e amplie sua visão de gestão”, discorre o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho – a secretaria tem também o apoio da Fundação Nacional da Qualidade, que disponibiliza o Modelo de Excelência da Gestão, visão sistêmica da gestão organizacional.
Comdec – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, está sendo reestruturado, de acordo com Francisco Soeltl. “Uma das ideias é que estruturemos as verticais para gerar núcleos. Então, dentro desses núcleos, são discutidos temas que serão levados posteriormente ao Comdec”, destaca ele, ao ressaltar que ações serão orquestradas em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul (ACISCS) e enfatizar que “bem como as micro e pequenas empresas, as grandes corporações precisam ser ouvidas”.
Centro de Informações – A pasta Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho projeta ao município um Centro de Informações Econômicas, que concentrará dados variados de empresas da cidade (que outras secretarias municipais possuem), com os objetivos de acompanhar resultados e performance para, assim, formular políticas públicas condizentes com as necessidades de São Caetano.
Centro de Emprego – O Centro Municipal de Emprego e Qualificação, atualmente instalado na Rua Baraldi, 1.169, esquina com a Rua Amazonas, na região central da cidade, mudará de endereço, como parte do trabalho que está sendo realizado pela Administração Municipal para conter custos e otimizar os setores. Nos próximos dias, ele será deslocado ao Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro) e atuará em consonância com o posto de atendimento da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo, que também está situado naquele prédio. “Os dois postos atuarão em sinergia, o que aumentará a possibilidade de recolocação profissional dos trabalhadores”, observa Arnaldo Gonzalez, diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho.
Outras ações – Algumas outras ações que estão sendo programadas pela pasta Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho são a montagem de um Plano de Desenvolvimento Local, baseado num documento denominado Desenvolvimento Econômico Local: Um Manual para a Implementação de Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Local e Planos de Ação, do Banco Mundial; a aproximação de São Caetano com o Movimento Brasil Competitivo; e cursos e palestras.