Em entrevista ao Jornal Imprensa ABC, o Presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Professor Pio Mielo, aborda temas importantes sobre sua gestão frente à Presidência da Câmara, Desenvolvimento Econômico, os principais problemas que São Caetano enfrenta e qual é a marca do atual Governo.
Imprensa ABC: Como você avalia estes dois anos e meio à frente da Presidência da Câmara Municipal de São Caetano do Sul?
Pio Mielo: Política se faz com respeito, ética, compromisso, honestidade e conhecimento do seu papel enquanto gestor. Nestes dois anos e meio batemos o recorde em economia do dinheiro público. Fui o presidente que mais economizou e devolveu aos cofres públicos em 2017 o montante de R$ 9,6 milhões – o maior número da história. A modernização da Casa de Leis permitiu diversas ações que produzem maior eficiência no dia a dia do Legislativo, estreitando ainda mais o relacionamento com a população. A Câmara também esteve ao lado das principais pautas no que tange à geração de emprego e projetos voltados para a Educação, Saúde, Segurança e Cultura.
Imprensa ABC: Você foi eleito por duas vezes consecutivas o melhor e mais atuante parlamentar da Câmara Municipal pelo Movimento Voto Consciente de São Caetano do Sul. Quais foram os quesitos considerados?
Pio Mielo: Amo a minha cidade. Conheço bem a realidade dos 15 bairros. Segundo avaliação do Movimento Voto Consciente, são considerados quesitos como leis de impacto aprovadas, presença em votações e outros itens importantes como fiscalização, transparência e coerência. Recebi a maior nota em todos os itens da avaliação. Merece destaque na minha atuação, por exemplo, dentre outras iniciativas, a aprovação de minhas contas eleitorais e partidárias, ausência de apontamentos nos processos licitatórios aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e tendência na aprovação das contas da Câmara em atendimento aos critérios como economicidade dos atos de gestão, atendimento às metas e objetivos, legalidade, legitimidade e eficiência.
Imprensa ABC: Qual é uma das maiores preocupações da população de São Caetano hoje?
Pio Mielo: Uma das maiores preocupações da população de nossa cidade hoje é a falta de emprego que atinge o nosso país. Mesmo assim, São Caetano apresentou um saldo positivo de empregos no último mês, com diversas ações que incentivam e auxiliam os munícipes que buscam um novo emprego, como cursos de capacitação, assim como o fortalecimento da economia local e políticas públicas de apoio às empresas locais. Ganhamos duas unidades de Saúde com a inauguração do Hospital São Luiz e a instalação do Hospital Santa Ana, além de vários hipermercados e empresas de Tecnologia em diversos pontos da cidade. São Caetano teve um papel importante na atração de novas empresas e investimentos, gerando trabalho, emprego e renda. Um dos maiores exemplo foi a nossa defesa pela permanência da GM (General Motors), resultado da união de esforços entre a Câmara Municipal, Prefeitura, Governo do Estado e a própria empresa, que aceitou a proposta da administração, além de sindicato, concessionários e fornecedores. Foi um momento de muito diálogo, respeito e principalmente união.
Imprensa ABC: Em que situação se encontra as tratativas entre a Câmara e o Sindicato em relação ao reajuste salarial dos servidores públicos da Casa?
Pio Mielo: A Câmara está em tratativas finais com o Sindicato no projeto que concede reajuste salarial aos servidores públicos da Casa, considerando que nos anos anteriores sempre trabalhamos para proporcionar acima do índice de inflação, além do aumento real do auxílio-refeição. É obrigação do gestor conciliar o bom atendimento à população com valorização do Funcionalismo Público.
Imprensa ABC: Quais são os principais problemas que São Caetano enfrenta?
Pio Mielo: Os principais problemas de São Caetano hoje são dois: enchente e trânsito. Agora temos um deputado estadual que fará valer nossos direitos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Vamos cobrar o piscinão e o Metrô prometido pelo governador João Doria, como a desapropriação da área do Piscinão Jaboticabal para viabilizar a retomada do projeto que pretende prevenir enchentes em área da capital na divisa com municípios do ABC e o Metrô com 13 estações saindo de Tamanduateí, em São Paulo, até o Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. O projeto original da Linha 18-Bronze do Metrô é o mais eficiente e atenderia o problema do trânsito na região.
Imprensa ABC: Pio Mielo, quando você pensa em São Caetano, qual é o primeiro lugar que vem a sua mente?
Pio Mielo: O primeiro lugar que vem a minha mente é o Espaço Verde Chico Mendes, com cerca de 140.000 m² de área no total, no Bairro Cerâmica. Tenho diversas proposituras apresentadas que dispõem sobre a revitalização dos brinquedos, troca da iluminação atual por tecnologia Led, implementação de wi-fi gratuita e de ponta, limpeza dos banheiros, segurança reforçada, estacionamento com seguro e ações de sinalização horizontal, garantindo assim mais qualidade de vida para as famílias.
Imprensa ABC: Qual a maior marca do Governo do Prefeito Auricchio?
Pio Mielo: A responsabilidade orçamentária é a principal marca do Governo do Prefeito Auricchio. Após dois anos de muita economia e ajustes, São Caetano está com as contas públicas no azul. Com isso, a capacidade de investimentos em obras importantes e ampliação dos programas sociais para a população foi retomada. Os frutos já começam a ser colhidos!
Pio Mielo
Filho do Sr. Elizeu, descendente italiano e metalúrgico da Volkswagen, e da Dona Jô, pernambucana de sangue doce e quente. Casado com a ex-jogadora de vôlei Carol Manfrin e pai do pequeno Matheus, Pio Mielo nasceu, foi criado e sempre morou em São Caetano do Sul. É professor, empresário, matemático, especialista em finanças, políticas de investimentos e educação financeira. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Também é palestrante em programas de qualificação profissional com especialização em ANBIMA CPA 10 e CPA 20, e autor das cartilhas “Educação Financeira para Jovens”, “Educação Financeira para Mulheres” e “100% Cidadão”. Está em seu segundo mandato como vereador de São Caetano do Sul e foi reeleito presidente do Legislativo para o biênio 2019-2020. Eleito por duas vezes consecutivas o melhor e mais atuante parlamentar da Câmara Municipal pelo Movimento Voto Consciente de São Caetano do Sul.