Protocolada na sessão do último dia 12 de junho, do Legislativo de São Caetano, pelo líder do prefeito Tite Campanella, a CPI do Natal Iluminado da ACISCS, na qual a prefeitura em 2015 destinou verba de mais de 1 milhão de reais a entidade particular, ganhou de imediato três assinaturas e precisa de mais quatro assinaturas de vereadores para ser implantada na Câmara. E isso aconteceu no período de uma semana, quando mais sete vereadores assinaram a petição do líder do governo que agora pode dar prosseguimento a CPI.
Investigação na Câmara
Independente agora das investigações que ocorrem na prefeitura que abriu sindicância por envolver funcionário público na época na liberação de recursos públicos em tempo recorde e sem fiscalização de como seriam aplicados as verbas públicas no período, bem como a investigação também deste processo no Ministério Público Estadual, o qual foi remetido pela administração municipal, pois as aplicações foram irregulares e sem critério algum, visto que a verba além de pagar a iluminação foi gasta em prêmios e até refeições segundo apurado até agora. A CPI da Câmara pode tomar outros rumos.
O que pode acontecer?
A CPI da Câmara terá o poder de investigar todos os contratos feitos pela Associação Comercial de São Caetano no período que antecede a liberação da verba da prefeitura, quais os valores gastos, quais as datas dos contratos e valores dos contratos, quais as empresas que entraram na concorrência para implantação do Natal Iluminado em 2015 e em quais circunstâncias e acima de tudo, dependendo dos resultados conjuntos da CPI na Câmara, Ministério Público e Prefeitura, requerer imediatamente a devolução das verbas aos cofres públicos com juros e correção monetária, o que encerrará de vez as atividades da entidade de mais de 80 anos de existência.
Marinho e Manente?
Tudo indica que a dobradinha para as próximas eleições municipais terá em São Bernardo a dobradinha do ex-prefeito Luiz Marinho do PT e do deputado federal Alex Manente do PP. O deputado e o Marinho, são velhos amigos na política e deve agora protagonizar a dobradinha. Manente, só lembrando foi o deputado mais votado no município em 2018, enquanto que Marinho conquistou o direito de disputar as próximas eleições depois de ter suas contas aprovadas pela Câmara Municipal há pouco menos de duas semanas atrás. PT e o PP sempre foram aliados em São Bernardo e agora querem retomar a prefeitura.
Programa Leite é Vida vai ser alterado
Passou em primeira votação no Legislativo de São Caetano na última terça-feira, alteração do projeto do prefeito José Auricchio que institui o Programa Leite é Vida dentro do projeto Profamília. O projeto original previa que: Poderiam requerer esse benefício os responsáveis por crianças a partir de 7 até 11 anos e 11 meses, desde que não possuam irmãos em idade de participação já beneficiados pelo programa; idosos com mais de 65 anos, que possuam alguma doença grave que necessite da complementação nutricional por meio do leite; pessoas com doenças autoimunes e/ou hepatites virais, doenças degenerativas ou câncer. Agora com a tramitação na Câmara da alteração o Executivo, quer baixar a idade mínima das crianças que recebem o benefício para seis anos.
Vereador não tem sucesso
Vereadores contrários ao projeto do prefeito Paulinho Serra de Santo André que foi aprovado na semana retrasada pela Câmara – que concedeu a direção do SEMASA à SABESP em troca de dívida milionária (cerca de 3 bilhões de reais), e a manutenção dos funcionários na autarquia, entraram com pedido na justiça para reverter o caso e acabaram recebendo a negativa do poder judiciário. No projeto – a SABESP também está obrigada a investir na rede de água e esgoto do município, modernizando-a. Quanto aos funcionários que não aderirem a demissão voluntária e não forem utilizados pela nova mantenedora da autarquia, poderão ser reaproveitados na administração municipal, garantiu o prefeito.