Pela sexta vez consecutiva São Leopoldo vence o Carnaval de São Bernardo

Com o enredo ‘Um canto para a África – o esplendor de uma raça’, a agremiação conseguiu pontuação máxima em todos os quesitos

Pela sexta vez consecutiva São Leopoldo vence o Carnaval de São Bernardo

(Fotos: Nilson Sandre)

A escola de samba Mocidade Alegre de São Leopoldo mais uma vez fez bonito em seu desfile na Avenida Aldino Pinotti, no domingo (10), e faturou pela sexta vez consecutiva o título de campeã do Carnaval 2013 de São Bernardo do Campo. A apuração dos desfiles das 11 escolas de samba, entre Grupo I, II e Pleiteantes, ocorreu na tarde da última terça-feira (12), no Ginásio Poliesportivo.
Com o enredo ‘Um canto para a África – o esplendor de uma raça’, a São Leopoldo, do grupo de elite do Carnaval, conseguiu pontuação máxima em todos os quesitos, totalizando 199,5 pontos. A campeã, que desfilou a África dos deuses encantados, alegrou os foliões com dez alas, três carros alegóricos e 450 componentes.
Representando a comunidade do Jordanópolis, a São Leopoldo venceu por apenas 1,5 ponto sobre a escola de samba União das Vilas, que ficou em segundo lugar. A vice-campeã perdeu ponto nos quesitos fantasia e melodia.
Para o presidente da São Leopoldo, Américo Antônio Morales, o Tico, foi uma grande satisfação a conquista de mais um título. “Nós trabalhamos o Carnaval o ano todo, não apenas alguns meses antes do desfile. Por isso, a comunidade está de parabéns e é merecedora desta vitória importante”, comemorou.
Para o presidente da Superliga das Escolas de Samba de São Bernardo, Leo Oliveira, o Carnaval da cidade vem melhorando a cada ano. “Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais esta grande festa. Neste ano, colocamos dois jurados para cada quesito, no ano que vem, pretendemos trazer jurados do Rio de Janeiro, ao invés de São Paulo”, explica.
Grupo II – A vencedora do Grupo II, que garantiu vaga no grupo especial do Carnaval de 2014, foi a Império do Samba de Vila Vivaldi, que apostou no amor para conquistar a taça de campeã, com o enredo ‘Amor… Dádiva do Criador… Essencial em nossas vidas’.
A campeã do grupo das pleiteantes foi a escola de samba Rosas Negras e a vice-campeã foi a Acadêmicos de Vila Baeta Neves.
Já a Camisa Vermelha e Branca foi rebaixada do Grupo I para o Grupo II. A agremiação foi penalizada em 31 pontos pela falta de 31 componentes. Outra agremiação que sofreu rebaixamento foi a Terceira Idade Brilha São Bernardo, que desce do Grupo II para o grupo das Pleiteantes.
O Carnaval deste ano foi encerrado sem que houvesse registro de ocorrências graves por parte dos policiais civis e militares e dos guardas civis municipais. De acordo com o secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, “a atenção da Prefeitura com a infraestrutura e com a segurança garantiu uma folia tranquila para todos”.