Dr. Seraphim pede inclusão da artrite reumatoide entre as doenças graves

O Vereador e médico Dr. Seraphim solicitou a inclusão de portadores de casos graves de artrite, na condição de pessoas com deficiência e limitações locomotoras.

A indicação do vereador solicita ao Poder Executivo disponibilizar vagas em estacionamentos, atendimento preferencial em bancos, comércio e órgãos públicos para pessoas diagnosticadas com artrite, em estágio avançado.
Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as articulações como mãos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e coluna. Em casos graves as deformidades e alterações das articulações comprometem severamente os movimentos do indivíduo.

Não se conhecem as causas da doença, que afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos, mas pode manifestar-se em ambos os sexos e em qualquer idade.

“A indicação apresentada pretende conceder o direito a pacientes portadores de artrite, utilizarem vagas especiais para deficientes ou mesmo acesso a filas preferenciais em bancos e órgão públicos. Este projeto tem o intuito de colaborar e trazer mais comodidade a um grupo de pessoas que sofrem com os males dessa enfermidade”, justificou o vereador.

No Brasil, um estudo de 2004 mostrou prevalência de 0,46%, representando quase um milhão de pessoas com essa doença. É importante ressaltar que a progressão da doença pode levar os pacientes a cadeira de rodas e sofrer grande impacto nas atividades físicas, emocionais e psicológicas.