Pagamento de tarifa com QR Code começa nesta terça-feira no Metrô e na CPTM

Sete estações participam da fase inicial de projeto-piloto; compra de código é válida para bilhete unitário

Os passageiros do Metrô e da CPTM já podem comprar com QR Code bilhetes unitários para acessar o sistema metroferroviário. O projeto-piloto da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos será testado durante 45 dias em sete estações da CPTM e do Metrô.

A ação faz parte do plano da STM de modernizar os sistemas de pagamento de tarifas a fim de oferecer mais praticidade e segurança aos passageiros e de reduzir custos operacionais das empresas vinculadas à pasta. O teste é feito em parceria com o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) e não tem custo para o Governo do Estado.

“Inovações tecnológicas são imprescindíveis hoje para termos mais eficiência na gestão pública e melhores soluções de mobilidade. A tecnologia pode e deve ser nossa aliada para racionalizar custos, tornar o sistema de pagamento mais seguro e oferecer mais qualidade e agilidade aos passageiros”, pontua o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

As estações com leitores de QR Code nas catracas são:

– Na CPTM: Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade)

– No Metrô: São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha)
São dois bloqueios por cada estação com o validador. Serão vendidos bilhetes unitários para uso apenas no Metrô e na CPTM (não valem para integração com outros modais).