Cantinho do Zezé – 21/09/2019

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

20 de Setembro

Mais uma vez abrimos as páginas do arquivo nostalgia para homenagear os talentosos atletas do Ameriquinha do Bairro São José do saudoso esportista Antonio Pereira Pombo (Sr. Antonio) que na era dourada do futebol amador deixou um legado de alto valor em suas performances

Em visita ao Alvarinho’s Bar, o goleirão Estevam Almendra, numa cortesia toda especial trouxe foto inusitada da equipe do América FC.

Foi exatamente no ano de 1965 no campo de número 2, onde hoje o Bosque do Povo recebe toda coletividade do Bairro São José.

Confira conosco uma das formações do Amériquinha, da esquerda para a direita em pé o saudoso Presidente Antonio Pereira Pombo e os atletas Israel, João Rosa, Gordo, Maurinho, Clodoaldo, Estevam. Agachados: Oscarzinho, Wladimir, Bebinho, Odair Antonio Painelli, Nelsinho.

Com direito ao papo de boleiro, aqueles que penduram a famosa chanca, “Se estás no vazio da vida, e me quer bem de verdade, vem me servir de cabide, para eu pendurar as saudades” ou se vocês que curtem o tradicional Cantinho do Zezé, mais uma para nossos assíduos leitores, “Quem um dia já foi rei nas quatro linhas demarcatórias, jamais perderá a majestade”. Homenagem do Jornal Imprensa ABC/Cantinho do Zezé para as memórias do futebol amador.

Revivendo a famosa equipe do Moform, indústria conceituada, onde grandes ases do futebol passaram, saudamos carinhosamente o considerado Wilson Roberto Motta, um dos nossos diretores esportivos nos aureos tempos da força jovem do esporte mais conhecido com União Vila São José

“Nas asas da emoção conectados com o amadorismo sulsancaetanense” inserimos essa página de atletas que dignificaram nossa cidade de São Caetano do Sul.

Em pé da esquerda para a direita dois dirigentes ladeiam alguns dos renomados atletas num esforço de suas identificações.

Ariovaldo Teixeira, um dos goleadores da força jovem, José Carlos Molina, que por diversas equipes foi campeão, Portella além de craque foi importantíssimo no setor cultural de nossa cidade; Dadinho, José Claudio Barbosa “Amarelo”, exímio atleta do futebol de salão ao lado do craque Luis Edmundo Pereira e o goleiro suplente. Agachados identificamos Lair, Carlos Roberto da Silva “Tchazão”, Xixela e Zezinho com a gloriosa deusa branca que alegre balançava os cordéis inimigos.

Também eles merecem nosso apreço e o adágio esportivo: As nuvens podem esconder as estrelas, porém as nuvens passam e as estrelas sempre permanecem. Eta a veia poética do autor revela toda essa emoção. Nossa consideração a todos os astros da Moform que maravilharam a platéia com suas destacadas jornadas esportivas. Valeu amigos!!!

No retorno do futebol show do União Inter Amigos no lendário estádio distrital Arthur Garbellotto no Bairro Fundação, nas 402 partidas, com a participação do árbitro Sr. Luis Carlos “somando 57 partidas”, “Xandão” registrou o gol de número 2.400, confira os dados técnicos abaixo relacionados pelo representante. Jamaica não toma conhecimento e consegue sua sonhada reabilitação

Ao som do reggae do saudoso Bob Marley, ufa!!! até que enfim driblou a zica, atuando com essa equipe: Marcão, Helinho (Leandro II), Ricardo, Edivan, Marcio, Xandão na rede que meu coração se alegra, Rafael, Nena, Naldo, Evandro, Deuzivan. Gols de Xandão 2, Naldo 2, Rafael e Deuzivan.

Os blues/reds valorizaram com esses atletas: João Gomes que fez até gol, Alberto, Alexandre, Adriano Kalunga, Hugo, Francisco, Jadilson, Leandro I, Dinho, Marcio Silva e Bruno gols de Hugo, João Gomes e Bruno.

Nota da redação: a comissão técnica do futebol show continua a procura de goleiros, o moço da bike dá dica e pede para procurá-los.

Noticiário “AD São Caetano – Azulão” são o destaque do Jornal Imprensa na habilidade de vossas mãos são construídas as grandes vitórias. Cantinho do Zezé pesquisa na história esportiva os goleiros que defenderam o clube nesses quase 30 anos no futebol profissional

Um trabalho de muito empenho tem a satisfação de mostrar a magnitude das performances de 37 goleiros e os respectivos anos que defenderam a meta da AD São Caetano “Azulão”. Com destaque para Silvio Luis, Luis Silva Filho e Vinicius Cavani. Se liguém abaixo discriminados:

Uilton (1990), Martorelli (1991), Vinicius Cavani (1991), Serginho (1991), Solitinho (1993), Anselmo (1993), Christian (1993), Edinho (1993), Marcio Barbosa (1994), Naresi (1995), Robson (1995), Gilmar (1997), Heber (1997), Alex (1998), Juliano (1998), Silvio Luis (1998) com 451 partidas, 464 gols sofridos… sendo a média por partida 1,02, Luciano (1999), Luiz Silva Filho com 319 partidas, que somadas ao clube Criciúma superam a casa de 500 partidas, Fabiano (2004), Mauro (2006), Juninho (2007), Julio Cesar (2008), Leandro Santos (2009), Leandro (2010), Fabio (2011), Fabio Costa (2013), Rafael Santos (2013), Junior Beliato (2013), Saulo (2014), Renan Rocha (2016), Paes (2016), Luis Daniel (2016), Lucas Frigeri (2017), Helton Leite (2018), Jacson (2018), Douglas (2019), Tom (2019). Parabéns pelas suas atuações de capital importância no contexto esportivo do futebol profissional do Azulão.

Lembrando a todos os torcedores que o AD São Caetano enfrenta no lendário estádio municipal “Anacleto Campanella” que tem 64 anos de existência, hoje às 15 horas, o Desportivo Brasil pela Copa Paulista de Futebol da Federação Paulista de Futebol, nossos agradecimentos ao considerado designer Luiz Domingos Romano nosso colaborador dos plantões esportivos. Cantinho do Zezé Memórias, Jornal Imprensa ABC na tabelinha informativa das coisas do Azulão. José Pires Maia, colunista esportivo.

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

Articulista da coluna "Cantinho do Zezé", que traz o melhor do futebol nostalgia, contando histórias dos mais diversos clubes que abrangem a região.