Mais metrô, trens e corredores de ônibus. Essa é a prioridade do Governo do Estado de São Paulo, que pretende investir R$ 45 bilhões em transporte de massa sobretrilhos até 2015. Esses valores serão aplicados da seguinte forma: R$ 4,9 bilhões da Secretaria de Transportes Metropolitanos, R$ 29,9 bilhões no Metrô, R$ 9,4 bilhões na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e R$ 0,87 bilhão na Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU). A contrapartida do Governo do Estado é de R$ 30 bilhões, e o restante será obtido por meio de Parcerias Público Privadas.
O aumento na rede do Metrô e da CPTM até 2014 vai aumentar significativamente a amplitude dos serviços – com 335 km de transporte público sobre trilhos, sendo 74,3 Km do Metrô e 260,7 Km da CP TM. Ao final de 2014, São Paulo chegará a 402,7 quilômetros, 101,3 do Metrô e 301,4 de CPTM.
Trata-se de um acréscimo de 67,7 km – o equivalente a uma viagem de São Paulo a Santos – de novos caminhos sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo. O número de estações à disposição da população deve crescer proporcionalmente ao aumento da rede: hoje são 153, e a previsão é atingir 186 em 2014.
Diminuir o tempo de espera no transporte público do Estado é outra meta. Hoje, a espera média dos trens da CPTM é de 6 a 7 minutos.
Em 2014, deve ser reduzida pela metade, 3 a 4 minutos. Para o Metrô, a meta de redução do tempo médio de espera é de 120 para 90 segundos. Até 2014, serão disponibilizados 269 trens, novos ou totalmente reformados.