São Caetano sediou 11º Encontro Regional de Escotistas do Ramo Escoteiro

A manhã do último domingo (17) foi de intensa atividade para o mundo dos escoteiros. A cidade de São Caetano, mais especificamente a Escola Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho, no Bairro Santa Paula, recebeu a 11ª edição do Encontro Regional de Escotistas do Ramo Escoteiro, mais conhecido como Erere. O encontro reuniu mais de 220 escoteiros, entre chefes de tropas e assistentes. Grupos de escoteiros de mais de 50 municípios do Estado estiveram presentes no Erere, inclusive a maioria das 7 cidades do Grande ABC.
Além de ser um encontro de confraternização de escoteiros de todo o Estado de São Paulo, o Erere de São Caetano teve como principal objetivo padronizar formas de desenvolvimento de atividades junto aos jovens entre 11 e 15 aos, os chamados escoteiros. Dentro do escotismo existem 4 ramos: Lobinho (7 a 10 anos); Escoteiro (11 a 14 anos); Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos).
Marcos Ramacciato, mais conhecido como Kiko, é o coordenador regional que cuida das questões do Estado de São Paulo e se emocionou ao abrir o Erere e lembrar de sua origem em São Caetano. “É uma emoção muito grande receber todos vocês aqui na cidade ode iniciei minha vida no escotismo, onde aprimorei minhas ideologias escotistas e queria muito agradecer ao Leandro (Luchiari Verrone) ao vereador Fabio Palacio por terem intermediado a possibilidade de estarmos hoje aqui. Espero que neste encontro possamos reafirmar o Movimento Escoteiro como algo especial na vida dos jovens escoteiros”, emendou Kiko.
Fabio Palacio (PR), que fez sua Promessa Escoteira em 2012, também se emocionou ao se pronunciar aos participantes do 11º Erere. “Conheci o Movimento (escoteiro) há mais de 10 anos, mas foi no ano passado que fiz minha Promessa Escoteira e passei a vivenciar mais diretamente esse projeto de vida que é o escotismo. É sempre gratificante receber o Erere em São Caetano”, definiu Palacio. Em 2012, São Caetano recebeu o encontro voltado aos Lobinhos.