Depois das inúmeras derrotas consecutivas em São Caetano, a mais relevante foi a de 2004 que foi de virada devido a lambança do então candidato na época que sacou seus principais colaboradores da campanha, pois já considerava ganha; – as campanhas seguintes foram desastrosas para o partido na cidade. Candidatos que não tinham e ainda não tem nenhum carisma político foram lançados e derrotados sucessivamente. Depois disso, o partido quase se dissolveu e perdeu até sua sede de muitos anos. Mas, parece que o PT está ganhando sobrevida e velhos conhecidos da política estão marcando presença nos meios políticos. Quem será que está bancando a nova reagrupação petista, se o partido na cidade estava quase inativo até meses atrás? – e qual o interesse político para que isso aconteça? – seria por acaso o apoio petista para uma candidatura a prefeito? – quem sabe.
Ratos se aboletando?
As eleições estão chegando novamente e sempre quando tem eleição, os ratos que pularam dos barcos nos governos para conquistarem espaços em outras administrações, estão se aboletando nas atuais administrações, como se dela fizessem parte e também ajudaram os eleitos que agora estão em fim de mandato e querem agora carona para ali continuarem como se bons amigos fossem. Mas, jamais serão confiáveis, ou quem quer confiar neles pode ter um revés, visto que quem pula de um barco, sempre pulará de outro em algum momento. Ratos são animais que nunca foram confiáveis e não será agora que eles mudarão sua postura.
Questionamentos à Suzantur
O prefeito Atila Jacomussi, com toda a pompa efetuou juntamente com a direção da empresa Suzantur, mais de cinco dezenas de veículos para serem utilizados pela população de Mauá que tem déficit de transporte coletivo há muito tempo. Um dos motivos é que a própria Suzantur nunca cumpriu os contratos para colocar os coletivos em todas as linhas em seu número máximo com o investimento regido em contrato de cerca de 100 milhões de reais em nova frota. Agora mesmo vereadores de Mauá, estão questionando depois da última entrega de 53 coletivos, onde eles foram parar que ainda não estão em circulação. Além disso, está se questionando também se os ônibus apresentados e entregues há pouco mais de uma semana pelo prefeito Atila, se realmente são zerados (novos) pois mais parecem usados e repintados para terem caras de novos. O MP deve ser acionado para averiguação, pois não mais se admite a empresa contratada não prestar contas de seus atos a população. Questionou o vereador Cachorrão.
Improbidade administrativa
O Ministério Público Estadual está pedindo a justiça que o prefeito Atila Jacomussi, Alaíde Damo e o ex-prefeito Donisete Braga sejam enquadrados na Lei de Improbidade Administrativa pelo descaso no que tange ao contrato com a FUABC, acumulando dívidas de mais de 150 milhões reais nas duas administrações. De acordo com o Ministério Público é inadmissível que as administrações não sejam punidas imediatamente pelo fato de má condução do contrato por uso político da entidade em questão superestimando salários e pelos atrasos nos repasses mensais. O Ministério Público também pede o enquadramento do trio nas penalidades da Lei da Improbidade Administrativa – como ressarcimento aos cofres públicos dos prejuízos, com valores corrigidos no momento de proferida a sentença, o promotor pediu bloqueio de bens dos investigados. Será que consegue? Mais uma vez o prefeito corre o risco de ser afastado da prefeitura.
Rede social ativada
Há exatamente um ano atrás, o ex-prefeito Paulo Pinheiro e seus ex-assessores (aqueles que tinham suas senhas) -, desativaram a rede social (Facebook) por não ter serventia alguma naquele momento por não ser época eleitoral. Mas, o tempo passou, e, eis que está de volta a conta intacta com intervalo de um ano e talvez com os mesmos personagens a manipulando e acessando. Será um prenúncio que o ex-prefeito está rearticulando sua equipe novamente? – Quem sabe são os seus ex-colaboradores quem a comandavam com afinco e agora estão aboletados na administração municipal como se fossem velhos amigos. Os próximos meses serão primordiais para se saber quem pulará do barco e dirigirá a campanha do ex-prefeito caso seja ele candidato. Vamos aguardar.
Películas em taxis
Na última sessão do Legislativo sancaetanense, os vereadores aprovaram por unanimidade em dois turnos, o projeto de lei da de autoria do Executivo municipal que autoriza a exploração de publicidade, nos veículos providos de taxímetro, na cidade de São Caetano do Sul. De acordo com a propositura, tal publicidade é autorizada na parte interna do veículo e nos vidros traseiros, feita nesse último com películas adesivas perfuradas.
Heliponto do COI será base para operações integradas
Forças policiais de São Bernardo ganharam, nesta semana mais um reforço para ações de combate à criminalidade. Trata-se de uma base exclusiva para pouso e decolagem de aeronaves das Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo. Instalada nas dependências do recém-inaugurado Centro de Operações Integradas de Segurança (COI), localizado no Centro da cidade, a base passa a ser o ponto de apoio para operações das duas corporações em todo o Grande ABC. “Com o início da operação do heliponto, num ponto estratégico que é o COI – SBC, a Polícia Militar passa a contar com reforços importantes em serviços como: policiamento urbano e rodoviário, fiscalização do meio ambiente, apoio em operações contra o crime organizado e transporte de órgãos”, destacou o comandante da PM no Grande ABC, coronel Renato Nery Machado.
Continua imbróglio na ACISCS
Depois da denúncia do Tribunal de Contas sobre as irregularidades na prestação de contas do Natal Iluminado de 2016, nas contas da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul, a qual foi apontado a devolução de todo o dinheiro aplicado na época mais juros e correção, algo em torno de 1,6 milhões de reais. Essa pendenga da Associação é alvo de CPI no Legislativo municipal. Agora surge outro problema na ex-administração da entidade. As contas não foram apreciadas pelos membros do conselho, e muito menos colocadas a disposição dos associados, o que deveria constar em edital e que foi omitido. Será que foi proposital ou mero esquecimento mesmo do ex-presidente que está agora sendo questionado, não pelo TC e pela Câmara Municipal, mas, sim pelos associados. Aguardemos os próximos acontecimentos.
Frase da Semana
“Lamentável. A imprensa regional está perdendo a identidade através de jornais que mudam de formato para se beneficiar de propagandas oficiais.”