No mês de Novembro o Sesc São Caetano mais uma vez celebra a negritude com o projeto “Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro” marcado a partir de datas do calendário nacional, de 13 de maio a 20 de novembro, que junto o Sesc São Paulo realiza o ciclo de atividades onde ao longo de 7 meses, todas as unidades do estado ofereceram ações artísticas, reflexivas, experimentais e formativas que abordam as lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro.
Durante o período, o ciclo de atividades contou com ações sobre: corpo negro e subjetividades, pluralidade das identidades negras, negritude na arte, juventude e velhice negra, produções intelectuais e culturais negras, racismo estrutural, institucional e social.
O destaque da programação fica para a “Feira Afro Sanca” que em parceria com o CONESCS (Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano do Sul) e apoio da SEAIS (Secretaria de Assistência e Inclusão Social) ocorrá nos dias 23 e 24 no “Espaço Jovem” – Rua Serafim Constantino S/N e trará oficinas, espetáculos o trabalho de artistas, escritores e artesãos negros e negras que valorizam a importância da cultura culturas africana e afro-brasileira e celebram o dia da Consciência Negra.
O projeto “Do 13 ao 20” faz referência a datas importantes para a comunidade negra no Brasil, o dia 13 de maio de 1888 marca a Lei Imperial nº 3.353 que sancionou a extinção do sistema de produção escravista no Brasil, porém não previu nenhuma medida que garantisse emprego, educação e meios de sobrevivência para os ex-escravizados libertos e o dia 20 de novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, e marca a celebração de todos os palmarinos, sua capacidade de organização, planejamento, luta e solidariedade aos negros e não negros. Em 2003, com a aprovação da Lei 10.639, que instituiu o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas, a data foi incluída no calendário escolar como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Programação completa: sescsp.org.br/do13ao20. O Sesc São Caetano fica na Rua Piauí, 554 – Santa Paula. Informações: 4223-8800.