São Caetano do Sul deu na tarde desta segunda-feira (18/2) o primeiro passo para aderir ao Programa Ecotorcedor – O Futebol Paulista Sustentável, apoiado pela Federação Paulista de Futebol. A proposta foi apresentada pelos organizadores a equipe multisetorial da Prefeitura em reunião no Palácio da Cerâmica, sede do governo municipal.
O programa tem como objetivo estimular e disseminar a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para tanto, carrega como pano de fundo uma das maiores paixões do brasileiro: o futebol. As ações elaboradas envolvem prefeituras, torcedores e os 20 clubes participantes do Campeonato Paulista, entre eles a AD São Caetano. O engajamento rende prêmios aos participantes. Detalhes podem ser conferidos no site www.ecotorcedor.com.br.
Entre as propostas direcionadas à Prefeitura estão o plantio de mudas de árvores e a elaboração de campanhas de doações (de brinquedos, agasalhos e alimentos), projetos que já estão em andamento pela municipalidade. A organização disponibilizará um Ecoponto no Estádio Municipal Anacleto Campanella em jogo do Azulão a definir para o descarte correto de resíduos sólidos.
“É um projeto importante para a cidade e para a disseminação da consciência sustentável”, definiu o prefeito, Paulo Pinheiro. “Vamos adequar as propostas às nossas políticas e ver quais iniciativas poderemos adotar”, resumiu o secretário de Esporte e Turismo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.
Presidente do Instituto ADVB de Responsabilidade Social, Lívio Giosa exaltou o equilíbrio econômico, social e ambiental pregado pelo programa. “A proposta atingida é um grande passo para construirmos valores.”
Também participaram da reunião no gabinete do prefeito representantes das secretarias de Serviços Urbanos, Educação, Meio Ambiente e Segurança, além do presidente da AD São Caetano, Nairo Ferreira de Souza.