Rede Municipal de ensino de São Bernardo tem 2805 novas vagas

Amplo processo de reorganização de escolas e entrega de novas creches permitirá a Prefeitura atender 91% da procura por vagas na cidade

Resultado de uma nova política instituída e o fortalecimento do sistema de Educação do município, com ênfase na reorganização de escolas e aumento do número de creches parceiras, São Bernardo consolidou nos últimos três anos a criação de 2.805 vagas, destinadas a crianças de 0 a 3 anos. Com a ampliação, a Prefeitura passa a garantir a partir de 2020 atendimento a 91,4% da procura por vagas para esta faixa etária, em toda rede municipal de ensino.

O aumento do número de vagas foi obtido graças à execução de amplo programa de melhorias promovido pela Secretaria de Educação que, entre outras ações, promoveu a reorganização das escolas de São Bernardo, que permitiu aumento da capacidade de atendimento da rede municipal com a criação de 1.681 vagas.

No período, a atual gestão inaugurou ainda duas creches próprias, na região do Jardim Nazareth e Riacho Grande, como também, ampliou o número de unidades parceiras e de suas filiais. Juntas, as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação garantiram a abertura de outras 1.124 vagas.

“Com planejamento e gestão, em conjunto com as entidades que administram as creches parceiras, conseguimos diminuir consideravelmente o tempo de espera por vaga na nossa cidade. Em três anos, foram quase 3.000 vagas criadas em todo município. Um resultado importante que consolida o avanço no nosso sistema de Educação e reforça nosso objetivo de incluir todas as nossas crianças na escola”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Avanço – Com a ampliação da oferta da rede municipal, São Bernardo reduziu nos últimos três anos em 66% o tempo de espera por vaga na cidade, reduzindo a fila de espera de 4.541 para 1.521 alunos. Tal resultado possibilitou, por exemplo, que o município zerasse a fila de crianças na faixa etária de 3 anos.