As obras da 1ª Fábrica de Cultura de São Bernardo seguem avançando, mantendo cronograma de entrega para março deste ano. Após superar os últimos ajustes na parte estrutural, a obra atualmente se encontra na etapa de execução do estacionamento, de serviços de revestimento e pintura, instalação do ar-condicionado, de toda a parte elétrica e hidráulica, além da impermeabilização e revisão do projeto de prevenção a incêndios, exigido pelo Corpo de Bombeiros.
A expectativa é que todo o prédio – deixado com 60% de sua estrutura concluída – seja finalizado na segunda quinzena de março, com início das atividades da Fábrica de Cultura ainda no primeiro semestre do ano. O prédio será gerido pelo Estado, que lançará chamamento público para contratação da Organização Social, que executará os projetos culturais.
O modelo, já presente em outras cidades do Estado, possibilita o acesso gratuito a atividades de Cultura e de Economia Criativa, principalmente, para o público jovem. O programa é desenvolvido desde 2011, oferecendo formação artística nas mais diversas áreas e linguagens, como teatro, dança, música, circo, biblioteca e multimeios.