Azulão desiste de disputar Série D do Brasileiro

Atual campeão da Copa Paulista, o São Caetano, teria direito de tentar o acesso à Série C

Na última quarta-feira (22) o São Caetano anunciou a decisão de não participar do Campeonato Brasileiro da Série D para resguardar a saúde financeira do clube em meio à pandemia do Covid-19. A equipe havia conquistado a oportunidade de disputar a competição por ser o atual campeão da Copa Paulista.

Esta ação, segundo a CBF, configura como abandono da competição, o que não permite a entrada de um substituto. Assim, a Série D deste ano será disputada com 67 times, um a menos do que o estipulado inicialmente e sem nenhum clube ingressando na vaga. O São Bernardo havia sido indicado pela FPF para substituir o Azulão na competição.

Agora, o elenco do Azulão irá se concentrar para concluir a disputa da Série A2 do Paulista – ainda sem data definida para retorno -, onde atualmente é o sexto colocado com 18 pontos em 12 rodadas e participará novamente da Copa Paulista.

Confira a nota na íntegra:

Em virtude da pandemia do Covid-19, o São Caetano Futebol Ltda encaminhou ofício nesta quarta-feira, junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), solicitando a sua desistência da Série D do Campeonato Brasileiro. Competição que estava programada para iniciar em maio.

Esta foi uma medida bastante pensada e extrema, que infelizmente precisou ser tomada, em decorrência dos problemas e todas as incertezas que envolvem o futebol brasileiro e o seu calendário de competições.

Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários.

O São Caetano, portanto, irá disputar neste ano os jogos que faltam para o término da Série A-2, assim como a Copa Paulista.