Aprenda sobre instrumentos musicais feitos de sucata

O músico Paulo Salmaci vai mostrar o trabalho com materiais descartáveis e que faz parte do grupo artístico Rádio Sucata

Há mais de 200 anos o cientista Antoine Lavoisier já havia dito que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. O trabalho do músico e instrumentista Paulo Salmaci prova que essa premissa é verdadeira. Ele mostra na live #VamosDeMúsica desta sexta-feira (22), às 15h, como utilizar materiais descartados para a construção de instrumentos musicais. A apresentação estará disponível no Facebook da Sustenidos Organização Social de Cultura, responsável pela gestão do Projeto Guri no interior, litoral paulista e polos da Fundação CASA e que é Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Na live, que terá um clima de oficina criativa, Paulo Salmaci revela os materiais empregados, técnicas de confecção, timbres resultantes e possíveis utilizações práticas dos instrumentos musicais feitos à base de sucata. Salmaci é músico graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em bateria e percussão. Atua como instrumentista há mais de 20 anos, luthier e como pesquisador teórico de timbres de instrumentos musicais. É diretor geral do grupo artístico Rádio Sucata, no qual exerce também as funções de músico, luthier e compositor. Desde 2010 é educador musical no Projeto Guri.

A apresentação faz parte da campanha “#VamosDeMúsica”, da Sustenidos, que tem como intuito trazer conteúdos culturais diversificados e, com isso, promover, com excelência, o desenvolvimento humano de gerações em formação. Com a ação, a organização pretende, ainda, mostrar o resultado dos programas que administra, como Projeto Guri, Festivais Imagine Brazil e Ethno Brazil e o MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange).

Além da participação de alunos e ex-alunos do Projeto Guri, e profissionais da Sustenidos, também haverá a participação de diversos artistas. As Lives acontecerão todas as quartas e sextas-feiras, às 15h, na página do Facebook da Sustenidos.

Para conferir as exibições anteriores ou ficar por dentro das próximas acesse: http://www.sustenidos.org.br/vamosdemusica/

Serviço: Live com Paulo Salmaci
Quando: 22 de maio
Horário: às 15h
Página: https://www.facebook.com/Sustenidoscultura/
Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste;  Banco Votorantim; VALGROUP;  Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander;  Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval, Pirelli.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.