A grande quantidade de personagens que ajudaram na construção da história do futebol amador de Mauá nos tem permitido, nesse período diferente da história de todos nós, marcado pelo isolamento social em meio à uma pandemia, conhecer com mais profundidade e riqueza de detalhes as trajetórias vitoriosas dessas pessoas, em particular no campo do futebol, literalmente.
Em relação ao personagem da semana, podemos considerá-lo de antemão como um grande vencedor no futebol, mas que teve recentemente o maior “título”, a maior vitória de sua vida, que foi a vitória sobre um câncer que Ivan driblou feito Garrincha. Trata-se do nosso querido amigo, craque da bola e da vida, Osvanir Carlos Stella, o popular Ivan.
O Jogador Operário
Osvanir Carlos Stella, o “Ivan”, nasceu na cidade de Ubirajara, interior do Estado de São Paulo, em 07 de maio de 1955; pouco tempo depois, Ivan e seus pais (Sr. Sebastião Stella e Dona Josselina Ferreira Stella) e sua irmã Marlene vieram para Mauá, mais precisamente na Vila Vitória, bairro onde Ivan e família criaram profundas raízes.
Isso em 1960, quando o jovem Osvanir tinha apenas 5 anos de idade.
Trabalhador desde sua infância e adolescência, começou sua vida profissional como metalúrgico, quando participou de várias lutas e o fez perceber a necessidade de organizar os trabalhadores por melhores condições de trabalho, fato que revelou sua postura de líder e batalhador social.
Mas para além das lutas sociais e da necessidade de trabalhar para seu sustento, Ivan também foi um excelente
jogador de bola, um atleta da várzea como definição. Fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube, Osvanir Stella atuou como jogador de futebol sempre no sistema defensivo, seja como quarto-zagueiro e/ou volante. Dos times que jogou, a maior parte deles era da sua querida Vila Vitória, como o EC Avenida, o CA Vila Vitória; além dos times do bairro, Ivan jogou também pelo forte time da Barão de Mauá e na seleção municipal da cidade, pela qual disputou os jogos regionais de 1976.
Em algumas ocasiões jogou também pelo time da empresa metalúrgica “Mil Montagens”, de Mauá. E no futebol, como não poderia ser diferente, conheceu muitas pessoas e fez inúmeros amigos, como aqueles que com ele jogou: Kiba, Horácio, Toninho Português, Giba Dinamite, Dirceu Fifi, Nino, Santista, Gigo, Gilmar Freire, Humberto, Deco, Lazinho, Lucio, Peixe, Laercio, Nininho, Paulo Canhoto, Marrom, Leivinha, Charuto, Diógenes, China, Derval, Nenê, Lalá, Vanderlei e muitos outros.
Um Cara do Povão
Desde antes do futebol, nas empresas onde trabalhou e como uma de suas características pessoais, Osvanir Stella sempre teve uma postura de liderança, questionador e aglutinador de pessoas. Tendo desenvolvido essa condição de liderança não apenas no futebol, mas também em seus locais de trabalho, como na empresa Philips do Brasil, onde ficou durante 16 anos, naturalmente seria alocado para a política, onde também tem sido um campeão.
Hoje Osvanir Stella “Ivan” é vereador de Mauá em quarto mandato, cargo que assumiu em 2005, quando ainda era suplente. Depois disso, continuou vencendo eleições (2008, 2012 e 2016), sempre com expressiva votação. Em 2007, como homenagem aos seus trabalhos feitos no esporte de Mauá, foi criado uma copa de futebol com seu nome, a hoje tradicional “Copa Ivan”, cujo intuito principal era o de reunir os amigos e times que muitas vezes não possuíam condições de participar das competições oficiais. Com a presença de mais de 70 clubes, as “Copas Ivan” fazem parte do calendário de competições da cidade devido à sua organização e competitividade. Mais um gol de placa de Osvanir Stella. Parabéns Ivan.