Cidade passaria a formar, ainda este ano, guardas de outras cinco cidades do Grande ABC
O Centro de Formação em Segurança Urbana de São Bernardo do Campo poderá se transformar, ainda neste ano, em Centro de Formação Regional em Segurança Cidadã do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Com a mudança, serão treinados no local os guardas civis de cidades do ABC: além de São Bernardo do Campo, também Mauá, Santo André, Diadema, São Caetano do Sul e Ribeirão Pires – a cidade de Rio Grande da Serra não possui GCM.
A mudança, parte do esforço para melhorar a segurança pública por meio da integração das ações das guardas civis municipais da região, foi discutida durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, realizada terça-feira (dia 19).
O próximo passo para a criação do Centro de Formação Regional será estabelecer seu marco legal. Para isso, o GT de Segurança irá realizar estudos para definir como será feita a coordenação regional da nova instituição, assim como o levantamento de como os custos serão compartilhados pelas cidades.
Esse estudo, então, será analisado pelo prefeito de São Bernardo e atual presidente do Consórcio, Luiz Marinho, e, posteriormente, pelos outros prefeitos da região.
“O maior objetivo do Centro Regional é garantir que a região do Grande ABC tenha um espaço apropriado e qualificado para a formação dos guardas civis municipais. Com isso, será reforçada a atuação integrada das corporações, que atuarão de forma mais eficiente e preventiva nas comunidades”, afirma o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, Benedito Mariano, reeleito como coordenador do GT.
Também com objetivo de integrar a ação regional, o GT de Segurança do Consórcio aprovou, em 2012, um Boletim de Ocorrência Unificado e uma Matriz Curricular mínima para os Cursos de Ingresso, Acesso e Formação Continuada para todos os guardas civis municipais da Região.
A próxima reunião do Grupo de Trabalho de Segurança do Consórcio está marcada para o dia 20 de março, no Centro de Formação em Segurança de São Bernardo do Campo.