Chapéu, peruca, tiara de unicórnio, dentes postiços são os adereços e muitos outros são ferramentas que a fonoaudióloga Vânia Muniz Naclen, do Caem (Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar) de Santo André, utiliza durante os atendimentos que tem feito por meio de chamada de vídeo do aplicativo WhatsApp, durante o período de isolamento social.
O Caem é um espaço da Secretaria de Educação de Santo André que oferece atendimento a alunos da rede com algum Transtorno Funcional Específico, como déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de fala e linguagem, transtornos de aprendizagem, entre outros.
Com a suspensão de todas as atividades provocadas pela necessidade de combater a propagação do novo coronavírus, a equipe encontrou na videochamada do aplicativo de celular a melhor forma de dar continuidade ao tratamento dos alunos atendidos pelo Caem.
De acordo com a gerente de Educação Inclusiva, Sandramara Gerbelli, o trabalho terapêutico realizado no Caem tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento pedagógico do aluno, portanto, se ele for interrompido, o avanço obtido nas atividades presenciais pode estagnar ou até regredir.
“Além disso, estamos vivendo em um momento em que as pessoas estão mais nervosas, preocupadas, ansiosas, e por isso, o atendimento terapêutico pode trazer benefícios que vão além da questão pedagógica, pois podem contribuir para o bem estar emocional e psicológico dessa criança nessa fase tão delicada”, acrescentou.
A equipe do Caem é composta por fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, além de uma neuropediatra, num total de 20 especialistas. Todos se engajaram na proposta de atendimento e adotaram recursos diversos para manter as crianças envolvidas, como colagens, pinturas, jogos, vídeos, entre outros.
É para manter a atenção da garotada durante as atividades que a fonoaudióloga Vânia Naclen utiliza todos os recursos que tem em casa, incluindo peças do vestuário ou objetos, como uma sandália ou uma panela, além de adereços a fim de motivar as crianças para que elas aprenderem.