Terceira Idade de São Caetano se reinventa nas atividades on-line

A vitalidade característica da Terceira Idade de São Caetano do Sul não se ofuscou com a pandemia. Por mais que as atividades presenciais nos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) tenham sido suspensas, a rotina de exercícios e interação continuou presente na vida dos idosos. Desde o dia 20 de março, quando a Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) iniciou a programação especial a distância, a página no Facebook somou mais de 100 mil visualizações nas aulas e oficinas online.

“Nosso principal intuito é fazer com que eles se mantenham ativos e ocupados durante esta fase de isolamento social. A mudança repentina de comportamento e o afastamento das tarefas diárias podem afetar a saúde mental e física dessa população”, explica a coordenadora da Comtid, Lucila Lorenzini. “Por essas razões, nossa proposta envolve aulas de ginástica, dança e alongamento, além de outras atividades como origami, alimentação e qualidade de vida, com engajamento de profissionais das secretarias de Saúde, Cultura e Esporte, Lazer e Juventude”.

De 20 de março a 24 de abril, com conteúdos gravados, foram registradas 30 mil visualizações. A partir de 27 de abril, com a implantação das lives, esse número ultrapassou 70 mil, com mais de mil compartilhamentos. Nos últimos 30 dias, a página do Facebook da Comtid alcançou a marca de 5 mil seguidores, enquanto o Instagram se aproxima dos mil.