Alguns dos serviços públicos de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul estão passando por um verdadeiro processo de otimização, para melhor atender os moradores e evitar o desperdício de verbas dos cofres municipais. Dentro dessa política, a Administração trabalha para reduzir a abstenção nas consultas e exames marcados na rede pública de saúde.
O secretário de Saúde sancaetanense, Sallum Kalil Neto, explica o procedimento que já está sendo adotado pelo pessoal da pasta municipal. “A equipe faz ligações aos pacientes dois dias antes das consultas ou exames, para confirmar a ida do usuário ao posto de saúde”, destaca.
Ele também informa que esse trabalho integra o pacote de reestruturação do setor de Saúde da cidade, em que estão inseridas muitas ações, tais como as alterações dos endereços de algumas unidades (a Casa da Gestante, por exemplo, passou a funcionar no Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini) e a readaptação de 14 antigos leitos do Hospital Márcia Braido, para receber pacientes de internação de clínica geral, entre outras.
Já Elenir França dos Santos Loge, coordenadora da Central de Agendamento de Consultas de São Caetano, diz que o trabalho é voltado também à conscientização dos moradores. “Se o paciente não comparece a uma consulta ou exame, ele está tirando a vaga de uma pessoa que pode estar necessitando mais.”