A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Faisa já foi entregue a população totalmente reformada. Localizada na rua Adolfo Bastos, na região central, a unidade vai prestar assistência 24 horas para pacientes de 0 a 14 anos em clínica médica, internação, sutura, curativo, eletrocardiograma e dispensação de medicamentos.
Além de representar o resgate de um dos principais símbolos do município, o equipamento será o primeiro a atender exclusivamente o perfil pediátrico no estado de São Paulo.
A unidade foi entregue com ambiência preparada para público infantil, que visa deixar as crianças mais calmas e confortáveis durante a permanência no local. A UPA foi entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e possui uma recepção com três pontos de atendimento, sala de espera com brinquedoteca, três consultórios, além de salas de classificação de risco, medicação, coleta, internação, estabilização e isolamento.
“É o resgate de um símbolo, de um orgulho e de uma cidade que se redescobriu, que está cada vez mais bonita, cada vez mais bem cuidada e com a nossa gente com cada vez mais qualidade de vida”, completou o prefeito Paulo Serra.
O local será habilitado como UPA porte III e recebeu investimento de R$ 2,8 milhões para se enquadrar ao programa Qualisaúde. O atendimento teve início na última terça-feira (18).
“Hoje a gente simboliza um resgate da história da saúde pública em Santo André. Antes do SUS existia a Faisa para atendimento da infância e maternidade e ali foram os primeiros passos do Sistema Único de Saúde. A partir de 1988, com a criação do SUS, a Faisa foi incorporada junto à Secretaria de Saúde, tendo muitos dos profissionais permanecendo trabalhando com a gente”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires.