Cantinho do Zezé – 05/12/2020

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

4 de Dezembro

Nesta edição relembramos Edson Arantes do Nascimento “Pelé” no ranking extraordinário de sua carreira esportiva figuram 1.284 gols, consultando nosso arquivo de memórias, na já tradicional tabelinha jornalismo e esporte, revivemos um dos grandes momentos do Esportista do Século, Rei Pelé

Em recente apresentação de seus 80 anos de vida, um noticiário fantástico mostra as lições de vida em prol de sua carreira magnífica. Escolhemos o soco no ar que imortalizou uma de suas espetaculares performances, isso ocorreu no longínquo 1959, seis décadas passadas, no estádio Conde Rodolpho Crespi na famosa Rua Javari frente ao Moleque Travesso, Clube Atlético Juventus. Conforme segue.

A primeira vez que fez o gesto “estava 0x0 e a torcida vaiava toda vez que o rei tocava na bola, porém a certa altura recebe na entrada da área, aplica dois lençóis, ou se vocês preferirem, dois chapéus nos zagueiros e arremata de cabeça. Na comemoração, soca o ar como se esmurrace cada um dos torcedores que o haviam vaiado”. Tinha só 19 anos, Edson Arantes do Nascimento é o nome do então garotinho de Três Corações que se tornou Tri Campeão Mundial.

Homenagem dos Jornais A Voz do ABC, Jornal Imprensa ABC e Cantinho do Zezé Memórias. Com todo nosso respeito ao CA Juventus, essa foi a maneira de nos lembrar das façanhas do gênio futebolístico Pelé.

São Caetano do Sul vibrou muitíssimo com as nobres homenagens à Edson Arantes do Nascimento.

Associação Desportiva São Caetano “Azulão” contada em verso e prosa mostra suas performances nas diversas competições esportivas que já disputou, num total de 1.480 partidas oficiais, dedicadas ao Futebol Profissional “dados de 1990 até 21/11/2020”, confira conosco suas participações conforme segue abaixo discriminada

700 jogos oficiais realizados no lendário estádio municipal “Anacleto Campanella” com 371 vitórias, 188 empates, 140 derrotas, 1.123 gols pró, 631 sofridos, saldo 492 gols.

780 jogos oficiais realizados nos demais estádios visitados, 262 vitórias, 219 empates, 300 derrotas, 939 gols pró, 1.020 sofridos, saldo negativo de 81 gols.

Na somatória geral foram apuradas 633 vitórias, 407 empates, 440 derrotas, 2.062 gols pró, 1.651 sofridos, saldo positivo de 411 gols.

Seguem na íntegra todas as campanhas, conforme recente levantamento:

679 partidas nos Campeonatos Paulistas, 633 partidas nos Campeonatos Brasileiros, 86 partidas nas Copas Paulistas, 33 partidas nas Copas Libertadores da América, 20 partidas nas Copas do Brasil, 17 partidas no Torneio Rio/São Paulo, 8 partidas na Copa Sulamericana, 3 partidas na Copa dos Campeões, 2 partidas no Torneio do Café (Paraná), 4 partidas no Torneio do Interior, fazem parte do contexto esportivo as visitas do Sport Club Corinthians Paulista, Sociedade Esportiva Palmeiras e Santos Futebol Clube que nos brindaram com suas presenças em jogos comemorativos.

Anexamos a presente homenagem a Sociedade Esportiva Palmeiras de foto no ano 2004 no lendário estádio municipal Anacleto Campanella, vide foto com Magrão, mais cartaz ilustrativo para mostrar a total importância do esporte sulsancaetanense, afinal a AD São Caetano sente-se honrada em representar o futebol profissional com suas conquistas nesses quase 31 anos de vida esportiva.

Ligadinhos nas asas das emoções do Jornal Imprensa ABC e nas vibrantes notícias semanais, colaboram também conosco o professor Sergio Caetano, a jovem Joice Maia, Marcio Antonio Bertolino com suas frases de efeito mostrando à realidade da vida, segue para vossa sensibilidade algumas para sua análise. Fontes: bem pensado/pensamentos/musicais

“A esperança é a maior e a mais difícil vitória que um homem pode ter sobre a alma” George Bermanos

“A esperança é um empréstimo que se pede a felicidade”

“Como somos insensatos, queremos tudo conquistar, como tivéssemos tempo de tudo possuir” Frederico II

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina

“Todo esforço do homem será importante na medida em que converge a valorização da vida, é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”

“O sorriso da vitória é o símbolo dos fortes, um dia a saudade deixa de ser dor e vira história para contar e guardar para sempre, algumas pessoas são sim eternas dentro da gente”

Fechando essa matéria se liga nela:

“A pessoa bem educada encontrará aberto todos os caminhos, ninguém resiste a polidez e educação por mais que sejam carregados os ambientes ou os corações” José Ivan Lopes

Jornais A Voz do ABC e Imprensa ABC e Cantinho do Zezé Memórias agradecem o apreço de todos os que semanalmente curtem o noticiário.

José Pires Maia “Zezé”, Colunista Esportivo

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

Articulista da coluna "Cantinho do Zezé", que traz o melhor do futebol nostalgia, contando histórias dos mais diversos clubes que abrangem a região.