SP lança plataforma “Vitrine do Artesanato” para apoiar artesãos durante a pandemia

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as Secretarias Estaduais de Cultura e Economia Criativa, de Turismo e de Desenvolvimento Regional, lançaram na quarta-feira (2) a plataforma “Vitrine do Artesanato”, portal exclusivo para exposição de produtos artesanais produzidos por artesãs e artesãos paulistas cadastrados na SUTACO (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de S. Paulo).

A vitrine virtual reúne produtos de mais de 120 artesãos cadastrados e traz a oportunidade do profissional promover o seu trabalho para o mundo. O objetivo desta iniciativa é promover, principalmente, os artesãos paulistas, prejudicados pela pandemia da Covid-19, divulgando a produção paulista de peças artesanais. Até o momento, são mais de mil produtos disponíveis no site, sendo possível conectar comprador e fornecedor.

Em atenção à Portaria 1.007 do SEI de 11 de junho de 2018, que consta a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, a plataforma atua como uma Vitrine dos produtos artesanais paulistas criando a possibilidade de encontro entre artesãos e pessoas interessadas em seus produtos. As vendas e negociação são feitas exclusivamente entre artesão e cliente, sem interferência e responsabilidade da SUTACO.

“A plataforma “Vitrine do Artesanato Paulista” é mais uma iniciativa em prol da economia criativa, a fim de mitigar a crise gerada pela pandemia do coronavírus no setor. As artesãs e artesãos terão como divulgar seus produtos nesta vitrine de forma 100% gratuita e os interessados poderão conhecer diversas formas de expressão artística, prestigiando assim a produção paulista”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado.

No site, também, é possível ter acesso à diversas matérias-primas e técnicas de variados produtos, levando à representatividade do território paulista.

Para mais informações, basta acessar: www.artesanatopaulista.com.br.