Os grupos do Paulistão 2021 estão definidos. Após sorteio realizado na sede da FPF os 16 times da elite estadual conheceram seus adversários na competição do ano que vem. Quartas e semifinais serão disputadas em jogo único e a decisão do título em partidas de ida e volta.
O Campeonato Paulista terá início em 28 de fevereiro e tem a decisão marcada para o dia 23 de maio. O VAR em todo o campeonato e a utilização de até sete jogadores da base ao mesmo tempo, são as novidades para a temporada.
O campeão será premiado com R$ 5 milhões; ao todo, serão mais de R$ 11 milhões distribuídos aos clubes em premiação.
Entre os times da região, São Caetano e Santo André caíram em grupos diferentes e se enfrentarão na primeira fase, realizando o clássico regional.
O Azulão que garantiu acesso à elite este ano após vencer a A2, estava no primeiro pote a ser sorteado e caiu no Grupo D, junto com Guarani, Mirassol e Santos.
Já o Santo André, presente no pote número 2 estará no Grupo A, junto com Botafogo, Inter de Limeira e Corinthians.
Os demais grupos são compostos por: São Bento, Ferroviária, Ponte Preta e São Paulo no Grupo B, e Ituano, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Palmeiras.
VAR e utilização da base
O VAR foi introduzido pela Federação Paulista de Futebol desde a edição de 2019 da competição, mas utilizado apenas nos jogos de mata-mata. Assim como nas edições anteriores, a FPF vai arcar todos os custos do VAR nos jogos. Desde as finais do Paulistão Sicredi 2019, a FPF realiza os jogos em uma Central, localizada na própria sede, em São Paulo, o primeiro VAR centralizado da América Latina.
Outra mudança aprovada pelos clubes diz respeito à Lista B, que permite a livre-inscrição de atletas formados nas categorias de base. Até 2020, cada time podia manter até 5 destes atletas da Lista B ao mesmo tempo em campo. Agora, serão até 7 jogadores permitidos simultaneamente.