Aumenta o número de mortos por covid-19 no ABC

A preocupação com a abertura do comércio em geral no ABC e a aglomeração de pessoas em locais fechados, fez com que aumentasse o número de mortos pelo coronavirus na região, já fase amarela, obrigando os prefeitos da região a retornarem a fase Laranja do Plano São Paulo.

Não só o ABC, voltou a fase anterior, boa parte do Estado de São Paulo, retornou, visto que a pandemia que estava em queda, voltou a subir rapidamente, em todo o pais, já alcançando mais de 840 mortes/dia.

As ações para o combate se fizeram urgentes no ABC. São Bernardo impões regras mais duras a população, mesmo antes da volta a fase Laranja, visto que as UTIs e hospitais tiveram superlotação de casos e internações, preocupando toda a rede de saúde e prefeito.

A região teve aumento de 150% de casos em relação a última semana de novembro, obrigando os governos municipais a tomares medidas drásticas e multando comércio, bares noturnos e restaurantes que não seguirem as regras sanitárias impostas pelo Estado e Ministério da Saúde para conter a pandemia.

Neste mesmo período, as cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano, viram aumentar em 145% a mais o número de mortes na região com 73% de aumento de novos casos.

Em números gerais nos últimos dias São Caetano apresentou 37% de ocupação nas UTIs e 75% em enfermarias, São Bernardo do Campo a ocupação de UTIs é a maior da região com 83%¨e nas enfermarias de 52%, já em Santo André as UTIs estão ocupadas em 52,8% contra 56,64% das enfermarias, gerando apreensão por parte dos governos e secretarias de saúde dos municípios, visto que todos os hospitais de campanha foram desativados quando redução dos casos.