DAE / SCS discute gestão compartilhada do lixo com representantes da sociedade

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul, em parceria com a Prefeitura, promoveu, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, discussões temáticas com representantes da sociedade, dos setores público e privado, sobre o gerenciamento de todo o tipo de lixo gerado na cidade. O objetivo é elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), estabelecido pela Lei Federal n.º 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Participaram dos encontros colaboradores do Poder Público, dos ramos alimentício, varejista, hospitalar, farmacêutico e laboratorial, profissionais das áreas de saúde e de educação, indústria, comércio, serviços, entidades de classe, associações, sindicatos, empresários, ambientalistas, arquitetos e engenheiros. Responsável pela coordenação dos trabalhos, a Divisão de Resíduos Sólidos da autarquia municipal também aproveitou para lançar a logomarca do PMGIRS, que acompanha o slogan Questão de consciência limpa.
“Precisamos responder aos anseios da maioria da população, contar com a colaboração de toda a sociedade, ser economicamente viável e ecologicamente sustentável. Com base nesses importantes critérios, deverão ser feitas adequações ao atual sistema vigente na cidade”, explica o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil.
Ele ressalta que os debates foram muito produtivos na elaboração do plano e destaca a importância da conscientização de todos para se fazer a gestão compartilhada a fim de que os padrões estabelecidos pela Lei Federal sejam cumpridos. “O PMGIRS vai garantir a eficiente segregação, acondicionamento, coleta, transporte, reciclagem, reaproveitamento, tratamento e destinação final adequada do lixo urbano”, conclui.
O PMGIRS traçará um diagnóstico da situação atual e indicará o planejamento para os próximos 20 anos sobre o gerenciamento dos resíduos, advindos de variadas fontes: Resíduos Sólidos Secos (embalagens em geral), Resíduos Sólidos Úmidos (restos de alimentos), Resíduos da Construção Civil e Volumosos (restos de demolições e obras, móveis e eletrodomésticos), Resíduos de Serviços de Saúde, Resíduos Industriais e Resíduos Especiais (Sujeitos à Logística Reversa – Pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes, produtos eletrônicos, entre outros. Os seus fabricantes são os responsáveis diretos pela reutilização dos materiais pós-consumo).

2ª Conferência Pública

No dia 2 de abril, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Bairro Centro), o DAE/SCS realizará a 2ª Conferência Pública do PMGIRS. O objetivo é que a população seja ouvida e assim participe mais uma vez das discussões de forma democrática e colaborativa. Na segunda quinzena de março, serão disponibilizadas as informações sobre o assunto no site www.daescs.sp.gov.br.