ABC iniciou a vacinação contra a Covid-19

Na última terça-feira o Grande ABC começou a vacinação dos profissionais da linha de frente no combate a Coronavírus, profissionais da área de saúde começaram a receber a primeira dose do imunizante do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac – a Coronavac, a primeira vacina imunizante do Brasil, visto que a outra do laboratório AstraZaneca, foi também aprovado pela Anvisa, mas não tem o insumo IFA, para sua fabricação em massa.

O insumo (IFA) é produzido na Índia e na China, o que a Fiocruz está aguardando a chegada é fabricado em laboratório indiano, e alguns entraves políticos, está fazendo demorar sua liberação para exportação. O outro imunizante Coronavac também está paralisada a produção pelo Instituto Butantan, pelo mesmo entrave político causado pelo Governo Bolsonaro.

O primeiro lote disponível que estava em São Paulo negociado pelo Governo do Estado, antes do entrave político, já está a disposição das prefeituras municipais dentre elas as do Grande ABC, que iniciaram simultaneamente a vacinação, dentro da realidade da quantidade de vacinas disponíveis: Conforme divisão realizada pelo Governo do Estado, serão 11.840 doses para São Bernardo do Campo, 11.360 para Santo André, 4.800 para São Caetano do Sul, 4.760 para Mauá, 4.480 para Diadema, 1.640 para Ribeirão Pires e 440 para Rio Grande da Serra.

São Caetano

O momento mais esperado nos últimos meses, a chegada das vacinas contra Covid-19, foi comemorado com muita emoção por funcionários do Complexo Hospital de Clínicas. No fim da tarde de terça-feira (19/1), 4,8 mil doses foram recebidas pela secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, e pela coordenadora de Imunização, Sabrina Bonesso. No mesmo dia, cinco vacinas foram aplicadas em profissionais linha de frente no combate à pandemia, em evento que contou com a presença do prefeito Tite Campanella e do reitor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo. O auxiliar de enfermagem Filipe Maciel Campagnoli, que atua na UTI Covid, foi o primeiro sulsancaetanense a ser imunizado.

Mauá

A data de 19 de janeiro de 2021 se tornou histórica para Mauá. Na UPA Zaíra foi iniciada a vacinação contra a Covid-19. Coube à auxiliar de enfermagem Francisca das Chagas e Silva de Lima receber a primeira dose do imunizante. Esse ato da primeira aplicação da vacina foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Oliveira e pela secretária de Saúde Célia Bortoletto. Carinhosamente conhecida como Fran, a primeira imunizada em Mauá tem 72 anos e é uma das enfermeiras mais antigas da rede municipal de Mauá, onde atua há 33 anos, sendo que os últimos 26 foram dedicados à UBS Santa Lídia.

Santo André

A Prefeitura de Santo André iniciou na terça-feira (19) a imunização contra o novo coronavírus, no mesmo dia em que a cidade recebeu 11.360 doses da Coronavac. Neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 nos hospitais de campanha, Centro Hospitalar Municipal e Hospital Estadual Mário Covas. O prefeito Paulo Serra acompanhou o primeiro dia de vacinação no hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, local que contabiliza mais de 4.500 vidas salvas, e falou sobre a importância deste processo para o combate da pandemia.

São Bernardo

Com emoção e aplausos, o prefeito Orlando Morando deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19, com a aplicação da primeira dose do imunizante Coronavac em evento realizado no Hospital de Urgência – maior equipamento construído para atendimento da Covid-19 no País. Técnica de enfermagem da UPA São Pedro, Alice Santana de Souza, de 60 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a doença na cidade. A profissional é moradora do Parque São Bernardo e atua no equipamento há 11 anos. Os lotes de vacinas enviados pelo governo do Estado chegaram ao departamento de Vigilância Sanitária do município e foram imediatamente encaminhados para armazenamento em freezers especiais e ao Hospital de Urgência para início da vacinação.