Plano de imunização já para São Caetano do Sul

Importante considerarmos que a pandemia está em ascensão na nossa cidade. Segundo o Boletim Covid 19 da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, em 26/01/2021(terça-feira), com 6.894 casos e uma média móvel de 30,4 casos/dia. Os óbitos confirmados nesta data somam 348 pessoas com média móvel de 1 óbito/dia. Se for nesta média chegaremos a mais 348 óbitos se nada for feito durante o ano. Cadê o plano municipal de imunização?

Temos um precário isolamento social desde o início da pandemia, hoje com menos de 40%. Com uma taxa de letalidade de 5%. É bom lembrar que São Caetano é uma das cidades brasileiras no topo do número de óbitos para cada 100 mil habitantes. Uma das maiores taxas de letalidade do país. Segundo o Boletim Covid 19, a taxa de ocupação hospitalar para a rede pública para a UTI está na faixa de 50%, enquanto os da enfermaria em 70% dos leitos ocupados.

Os inquéritos epidemiológicos, a pesquisa para mapeamento do coronavírus na cidade, realizados nos meses de junho e julho de 2020, demonstraram um acréscimo significativo, de 2,67% de índice positivo em 01/06/2020 para 6,98% em 14/07/2020.

Por tudo isso, torna-se fundamental que a gestão pública municipal dê transparência ao Plano de Imunização que está sendo aplicado. Diante da situação da ocupação de leitos de UTI e enfermaria na cidade, qual o procedimento do poder público para esta situação?

Em razão do aumento diário de casos e óbitos, a Secretaria da Saúde vem fazendo um trabalho de rastreamento dos casos para isolamento?

Existe uma identificação epidemiológica dos pontos de contagio na cidade?

Afinal, qual é a alternativa para aumentar a velocidade da vacinação?

Por João Moraes