O planejamento austero contra o desperdício de gastos públicos, implementado pela gestão do prefeito de São Bernardo, em 1º de janeiro de 2017, garantiu uma economia anual de R$ 1,2 milhão com o fim dos aluguéis para a prestação de serviços à população. A partir deste período, a Administração vem recuperando espaços públicos, deixando-os aptos para a oferta de atendimentos nos mais variados setores, findando antigos contratos de locações, que geravam custos aos cofres municipais.
Conforme levantamento elaborado pela Secretaria de Administração e Inovação, a Prefeitura eliminou 13 vínculos locatários que, até então, estavam fixados como sede de serviços públicos, como delegacias, o posto do programa Atende Bem no bairro Assunção – que passou a funcionar em espaço anexo ao Teatro Elis Regina – Cartório Eleitoral, Junta de Serviço Militar, entre outros. Juntos, estes espaços somavam despesas mensais com aluguéis de R$ 103,2 mil.
“Muitos eram os próprios públicos que estavam abandonados. Assim, buscamos garantir o enxugamento dos gastos, mas sem perder a excelência na oferta dos serviços. Foi possível avançar e obter uma saúde financeira importante ao município, o que tem nos auxiliado em momentos de emergência, como, por exemplo, neste período de pandemia”, destacou o prefeito Orlando Morando.