Em coletiva, o Governo do Estado anunciou a ampliação na disponibilização de leitos de UTI e de enfermaria em SP. Ao mesmo tempo, foi intensificado o processo de fiscalização, de responsabilidade municipal, com apoio do Estado, contra o descumprimento das regras do Plano SP. De 12 a 16 de fevereiro, foram realizadas 6.900 inspeções e 200 autuações em todas as regiões do estado. 19 estabelecimentos foram fechados.
“Estamos ampliando o número de leitos e apertando a fiscalização ao lado dos Municípios para cumprimento do Plano SP”, afirmou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
A região de Araraquara recebeu 70 novos leitos na semana, e a região de Bauru, 96 novos leitos, tudo para garantir assistência médica a quem precisa, informou o Secretário Marco Vinholi.
Vinholi registrou o acerto do Plano SP, que reclassificou a região de Araraquara para a fase vermelha há duas semanas, quando os números regionais apontaram incremento de ocupação de leitos de UTI. “SP agiu imediatamente, em parceria com a ação responsável da Prefeitura do município, para fazer face ao desafio do incremento no número de casos e de ocupação de leitos. Ao longo das duas semanas, abrimos mais leitos e enviamos respiradores para a região, e seguimos ampliando o número de leitos de forma intensa”, disse Vinholi.
Em todo o estado, o índice de ocupação de eleitos de UTI é de 66,3%. São quase dois milhões de casos de Covid no estado até hoje. Quanto às internações, houve queda pela quinta semana consecutiva. Somente da semana passada para esta, registrou-se redução de 8% no total de internações.
Na coletiva, o Governador João Doria anunciou também a antecipação para o mês de agosto da entrega de mais 54 milhões de doses da vacina do Butantan. A oferta da carga adicional de imunizantes será finalizada em agosto, totalizando 100 milhões de vacinas produzidas em São Paulo para o Brasil. Nove em cada dez brasileiros, neste momento, estão sendo vacinados com a vacina do Butantan.