Este é um livro fantástico! Conta a história de Lina Bo Bardi um dos maiores nomes da arquitetura mundial, que uniu arquitetura, política e cultura popular. Uma idealista que rompia com o tradicionalismo, transpondo barreiras entre o erudito e o popular. Dizia: “Vejo a cultura como convívio, comer, sentar, falar, andar, ficar sentado tomando um pouquinho de sol. Arquitetura não é somente uma utopia, mas é um meio para alcançar certos resultados coletivos.” Lina tinha uma abordagem poética no seu fazer e ao se referir ao Brasil declarava sua total integração. Ela nasceu em 1914 em Roma, mas foi no Brasil que fez acontecer sua obra arquitetônica. Declarava: “Existem belas almas e almas menos belas. Em geral as primeiras realizam pouco, as outras realizam mais. Existem sociedades abertas e sociedades fechadas. A América é uma sociedade aberta, com prados floridos e o vento que limpa e ajuda. Assim numa cidade entulhada e ofendida, pode de repente surgir uma lasca de luz no sopro do vento.”
Ángela León, que escreveu e ilustrou a bela história de Achillina Bo, que se tornaria Lina Bo Bardi, de forma bela e detalhada, mostrando o trajeto de uma mulher que não esmorecia diante de obstáculos, mas que insistia em realizar seus ideais através de seu trabalho, com uma flexibilidade e adaptabilidade a servir de referência. Ángela conta aqui o desenvolver da vida de Lina, que realizou projetos muito significativos para a coletividade, como o Masp, Sesc Pompéia, Teatro Oficina, Casa de Vidro, Museu de Arte Moderna da Bahia, o MAMBA, entre outros.
Esta é uma obra que recomendo com ênfase. Foi uma grande satisfação encontrá-la numa livraria onde procurava por um autor específico, mas que quando vi este livro não tive dúvida que me encantaria e poderia encantar outras pessoas, pela riqueza que expõe em cada palavra e ilustração.
Ángela León nasceu na Ilha de Maiorca, mas cresceu em Madri e se formou em design industrial. Realiza projetos artísticos no espaço público em diversos países. Escreve e ilustra livros direcionados para a cidade e a infância no Brasil e na Itália.
Se quiser mais detalhes sobre Lina Bo Bardi procure no Youtube dois vídeos muito bem elaborados.
– Primeiro Tempo/Sesc Pompéia 30 anos
– Arquiteturas: Sesc Pompéia
Há também um livro de autoria de Lina, intitulado “Obra construída”.
Estou certa que este livro encantará a quem se relacionar com ele!
Ala Voloshyn é Psicóloga. Contadora de Histórias. Escritora. Blogueira. Mediadora de Conversa Filosófica.